Programação de férias – 2015

Roteiro Cultural de Férias – Julho/2015

 

A equipe do colégio Santo Agostinho, comprometida com a formação integral dos seus alunos, todo ano no mês de Julho, sugere um roteiro de férias como forma de ampliação e fortalecimento do desenvolvimento cultural.

Assim, esperamos contribuir para o aproveitamento deste período de descanso, tempo de lazer, mas também de oportunidade para aprender no contexto social.

Conheça detalhes sobre as indicações do roteiro elaborado por Solange Braga, bibliotecária do CSA – SP.

Direção pedagógica

 

Para facilitar a vida de quem pretende aproveitar a folga longe do sofá, preparamos um roteiro que inclui atrações na área de teatro, cinema, arte, parques e, o melhor, a maioria totalmente gratuita.

Sampa

 

São Paulo é a cidade com a maior oferta cultural da América Latina, com mais de cem Museus e dezenas de Centros culturais confira 

 

 

SESC SP | Programação | Super Férias 2015sescsp02

As unidades do Sesc em São Paulo têm uma programação especial para o mês de Julho. Com programação variada e divertida para toda a família. Confira

 

 bora

Bora.ai

bora.ai é um guia de programação infantil, um site completo com todas as opções de cinema, teatro, shows, oficinas, restaurantes, brincadeiras e atividades para crianças em São Paulo. Confira

 

Cinemacinemark02

Se você é fã de cinema, programe-se. A Rede Cinemark anunciou uma super promoção, “Sessão Desconto CINEMARK”, que dá direito de segunda à sexta-feira, no horário das 14h (exceto feriados) a um preço pra lá de especial.

O valor promocional será de R$ 6,00 reais (inteira) e R$ 3,00 (meia) sempre às 14h não esqueça.

Programação completa do cinema e muitas outras promoções podem ser consultadas no site

 

 

CDC – Centro de Documentação e Cultura do Colégio Santo Agostinho

Praça Santo Agostinho, 79 – Aclimação – Tel. 3388.2588- ramal 272

Horário de funcionamento: de 01 á 08/07 e 20 á 28/07 das 8h ás 17hs (horário de férias)

Fechará para almoço das 12h ás 13h

(Nas férias aberto somente para troca de livros)

Indicações de Leitura

As férias podem ser um bom momento para dar conta de boas leituras. Aproveite para ler sem pressão, com calma. Será um ótimo exercício, você pode perceber que ler é prazer.

 

seteSete anos bons

KERET, Etgar – Editora Rocco

Para sobreviver no olho do furacão, keret, um ‘Judeu estressado’, filho de poloneses sobreviventes do Holocausto, construiu um mundo de palavras, imaginação e inteligência.

Sob sua pena afiada, a vida se desenrola como num teatro, entre seu pequeno filho Lev, um esperto manipulador, sua esposa, uma mulher, ‘imoral’; sua irmã ultra ortodoxa; ou Uzi, o melhor amigo, idealizador de atividades imobiliárias um pouco suspeitas.

Tudo de torna uma desculpa para sorrir: as longas viagens para apresentar leituras diante de cadeiras vazias, passeios de táxi assustadores, a emoção de ter o passaporte carimbado na Polônia e até o suposto arsenal nuclear iraniano. Que anos bons!

Romance israelense

 

Machado e Jucájuca

AGUIAR, Luiz Antonio – Editora Saraiva

Machado e Juca – Juca trabalha como engraxate e carregador de compras. Um dia, conhece Machado de Assis e sua mulher, Carolina. Escritor admirado, homem de poucas palavras, Machado de Assis era, às vezes, bastante mal-humorado. Só um grande mistério para juntar esses dois. E que dupla de investigadores eles fazem!

Tudo para desvendar o mistério do desaparecimento de uma mulher, as suspeitas sobre o marido e os segredos de uma casa, com suas assombrações. Afinal, quem era o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?

Romance – Mistério

konradKonrad: o menino da lata

NÖSTLINGER, Cristine – Editora Biruta

O Menino da Lata – Dona Bartolotti tem uma estranha mania: encomenda tudo que vê pela frente. Já recebeu em casa uma enciclopédia sobre animais em 17 volumes, 100 quilos de tachinhas, um moinho de oração tibetano, uma assinatura de revista sobre criação de peixes e outras esquisitices. Mas ela nunca soube muito sobre crianças.

Por isso, leva o maior susto quando recebe um filho pelo correio – Konrad chega tímido, dentro de uma lata de conservas. Dona Bartolotti acaba se encantando pelo menino e não quer devolvê-lo – mesmo quando os homens da fábrica de conservas começam a procurar por ele em toda parte.

Com muito humor, Christine Nöstlinger, ganhadora do Prêmio Hans Christian Andersen, conta a história emocionante de Konrad, nomeado para o Prêmio Alemão de Literatura Juvenil.

Ficção

A biografia íntima de Leopoldina: a imperatriz que conseguiu a independência do Brasilbiografia

CASSOTTI, Marsilio – Editora Planeta

Leopoldina de Habsburgo é um personagem decisivo na história do Brasil. Mas sua vida íntima é pouco conhecida. Baseada no que contam (e ocultam) as cartas de Leopoldina, em um tom intimista e no ágil estilo do vienense Stefan Sweig, esta obra de Marsilio Cassotti é uma educação sentimental e política digna de escritores franceses do porte de Stendhal ou Flaubert, mas ambientada no Brasil.

É a biografia de uma mulher excepcional escrita com rigor histórico, que se lê como um romance. Além do papel decisivo de Leopoldina na Independência do Brasil, a biografia a narra a frieza com que Carlota Joaquina (sua sogra) a trata por ela não ser uma portuguesa ou espanhola. Seu marido, D. Pedro I, não é tão seletivo. Para ele, quando se trata de amor físico, basta que seja mulher. Leopoldina, por sua vez, sublima a dor das traições em constantes gestações e nos cuidados com os filhos.

Esses e outros detalhes da vida de Leopoldina são abordados de forma única e saborosa nessa biografia romanceada.

Biografia – Imperatriz Leopoldina – História do Brasil

anacletoAnacleto

QUEIRÓS, Bartolomeu C. – Editora Larousse Júnior

Anacleto, garoto esperto, tem um gato Alberto e um pato Norberto que convivem com Donato, o rato, e um montão de histórias que travam a língua e fazem cócegas no pensamento!

Confira!

Poesia – Rimas

rastrosRastros na neblina

BLACK, Benjamin – Editora Rocco

Quando Phoebe Griffin, ainda angustiada pelos horrores do seu passado, é incapaz de obter notícias sobre a amiga April, seu pai, Garret Quirke, recém-saído de uma clínica de reabilitação, resolve ajudá-la. Phoebe, Quirke e o inspetor Hackett logo percebem que pode haver algo mais por trás da discrição e do sigilo que cercam a jovem.

Por que teria April se afastado da família, os Latimer, figuras proeminentes da cidade? O que esconde o círculo fechado de amigos a que pertencem Phoebe e April? E quem é a figura que parece vigiar o apartamento de Phoebe à noite, através da névoa gelada?

Enquanto Quirke é distraído por uma jovem e bela atriz, Phoebe observa, impotente, a família de April abafar seu desaparecimento com medo de um escândalo, e todas as pistas possíveis secar, exceto uma, que ela nem suporta considerar.

Com ritmo impecável, Benjamim Black cria uma trama compacta, personagens sedutores e ambientação evocativa. Rastros na neblina é uma história repleta de choques e surpresas.

Romance

segredoDentro do segredo: uma viagem pela Coréia do Norte

PEIXOTO, José Luís – Editora Companhia das Letras

Em inusitada viagem à Coreia do Norte, o escritor José Luís Peixoto descobre as principais cidades e atrações do país em meio aos cânticos, estátuas e obeliscos do regime mais fechado do mundo

Em 2012, o governo norte-coreano realizou grandes celebrações pelo centenário do falecido ditador Kim Il-Sung, pai do regime comunista que controla o país desde 1948. Nessa ocasião excepcional, um grupo de turistas ocidentais obteve autorização para viajar durante duas semanas num roteiro que incluiu a capital, Pyongyang, e diversos lugares raramente visitados por estrangeiros.

A possibilidade de conhecer a vida cotidiana dos norte-coreanos estimulou uma antiga curiosidade do escritor português José Luís Peixoto. Radicalmente contrário a qualquer governo ditatorial, Peixoto mesmo assim embarcou na excursão, pomposamente batizada The Kim Il-Sung 100th Birthday Ultimate Mega Tour, para ver e sentir de perto esse país banido do convívio internacional por sua insistência em fabricar armas nucleares.

O resultado de suas experiências como turista na Coreia do Norte é este livro híbrido de relato de viagem e realismo mágico. Imerso no alucinatório culto à personalidade que domina todos os aspectos da cultura norte-coreana, Peixoto viajou pelo país sob a vigilância sorridente dos guias e dos retratos oficiais. Um clima de pesadelo Orwelliano, que contrasta com o discurso triunfalista das autoridades, é o pano de fundo deste percurso fantástico pela distopia inventada por uma caricata dinastia de tiranos.

Relatos de viagem – Coréia do Norte – Comunismo

Senhor cavalo-marinhocavalo

CARLE, Eric  – Editora Callis

Mergulhe nesta história: O ‘Senhor Cavalo Marinho’ está com a sua esposa, a Senhora Cavalo Marinho quando ela percebe que está chegando a hora de por seus ovinhos! Veja como ele irá ajudá-la nesta hora tão importante!

Animais marinhos

loboTá pronto, seu lobo? e outros poemas

BOCHECO, Eloí – Editora Formato

Se o deserto bater à porta, Pense antes de abrir. Deserto quando vem, Demora para partir.  Se um sonho bater à porta, Abra sem demora, Ou o sonho dá meia-volta E vai-se embora…

Se a poesia bater à porta, Abra como um amigo. Poesia é luz, Alimento e abrigo.

Poesia

 

Diário de uma banana, 9: caindo na estrada

banana

KINNEY, Jeff – Editora Vergara & Riba

As férias do Greg tinham tudo para serem perfeitas, até que sua mãe vem com a bomba: eles farão uma viagem de carro em família. Bem, uma viagem desse tipo tem tudo para ser algo muito divertido… ou não, ainda mais se for a família do Greg.

A jornada começa cheia de promessas, mas logo sofre reviravoltas dramáticas. Banheiros de posto de gasolina, gaivotas ensandecidas, malas perdidas, um porco faminto…

Mas até a viagem mais desastrosa pode virar uma grande aventura – e desta os Heffley não vão se esquecer tão cedo.

Aventura

medicinaA medicina não foi sempre assim

AMBRÓSIO, Martin de – Editora Callis

A medicina não foi sempre da maneira como você conhece hoje. Não surgiu de um dia para o outro, nem é invenção de um gênio da lâmpada. Por trás de cada tratamento, vacina e descoberta, há pessoas de carne e osso, anos de experiências, acertos, fracassos, frustrações e, quem sabe até, um pouco de sorte.

Na história, sobram anedotas curiosas e divertidas.

Medicina – História e Curiosidades

Boas férias!

Solange Braga – Bibliotecária

Assine nossa newsletter