Dicas de Leitura: A Leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo

Guia do Estudante E Profissões Vestibular 2015guia

EDITORA ABRIL

A mais tradicional publicação do Guia do Estudante é um manual completo para quem está escolhendo uma profissão e uma universidade onde estudar.

Mais de 200 carreiras são descritas, com detalhes sobre a situação do mercado de trabalho, o que é estudado durante a faculdade, possíveis áreas de atuação profissional e até salários iniciais.

Na publicação o estudante também encontra a relação de todas as faculdades do país (espalhadas em 983 cidades) e a avaliação de mais de 10 mil cursos superiores, com estrelas que indicam aqueles com melhor qualidade em cada carreira.

Guia das profissões – Vestibular

atualidadesGuia do Estudante E Atualidades Vestibular+ENEM 2015

EDITORA ABRIL

O Guia do Estudante Atualidades resume os principais fatos do Brasil e do mundo que podem cair nos vestibulares. A cada ano cresce a importância dos conhecimentos gerais nas provas de processos seletivos, temas que dificilmente são explicados nos livros didáticos tradicionais.

O GE Atualidades apresenta os temas mais importantes do noticiário, explicando tudo com uma linguagem fácil de entender, ideal para quem não está acostumado a acompanhar jornais e revistas regularmente. O GE Atualidades é publicado duas vezes por ano. A publicação GE História apresenta os temas que mais caem nas provas, identificados após uma análise dos principais vestibulares.

Preparado com a consultoria de professores e especialistas, o guia conta com linhas do tempo que facilitam a memorização dos acontecimentos históricos em ordem cronológica, além de muitos infográficos e mapas que ajudam a entender melhor os temas estudados.

Atualidades – Vestibular

Guia do Estudante Vestibular+ENEM História 2016história02

EDITORA ABRIL

A publicação apresenta os temas que mais caem nas provas, identificados após uma análise dos principais vestibulares. Preparado com a consultoria de professores e especialistas, o guia conta com linhas do tempo que facilitam a memorização dos acontecimentos históricos em ordem cronológica, além de muitos infográficos e mapas que ajudam a entender melhor os temas estudados.

História – Vestibular

químicaGuia do Estudante E Vestibular+ENEM  Química 2016

EDITORA ABRIL

Nesta nova edição do GUIA DO ESTUDANTE QUÍMICA, você vê os grandes temas que caem nas provas do ENEM e dos principais vestibulares do país. Tudo a partir de fatos da atualidade, como o aquecimento global e o inédito pouso de uma sonda-robô num cometa. Depois, exercícios para fixar o conhecimento e um simulado para treinar.

Agora só depende de você. Reaja. Saia da janela e leve o copo d’água e a tabela periódica para a mesa de estudos. A solução para passar nas provas é se concentrar.

Química – Vestibular

A garota que você deixou para trásgarota

MOYES, Jojo – Editora Intrínsica

Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.

Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.

Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Romance – Aventura – Segunda guerra mundial

ataqueO ataque dos perturbados MONSTROS DA NEVE mutantes e assassinos   HQ

WATTERSON, Bill – Editora Conrad

A tirinha conta a história de um garoto hiperativo que tem como melhor amigo um tigre de pelúcia Haroldo que ganha vida quando não existe nenhum adulto por perto.

Ao lado das fantasias e brincadeiras da dupla, surgem questões sobre política…

Aventura – Humor – Quadrinhos

Diário de um banana, 9:  caindo na estradabanana

KINNEY, Jeff – Editora Vergara&Riba

As férias do Greg tinham tudo para serem perfeitas, até que sua mãe vem com a bomba: eles farão uma viagem de carro em família. Bem, uma viagem desse tipo tem tudo para ser algo muito divertido… ou não, ainda mais se for a família do Greg.

A jornada começa cheia de promessas, mas logo sofre reviravoltas dramáticas. Banheiros de posto de gasolina, gaivotas ensandecidas, malas perdidas, um porco faminto…

Mas até a viagem mais desastrosa pode virar uma grande aventura – e desta os Heffley não vão se esquecer tão cedo.

Aventura

ladrão02Lobisomem e outros seres da escuridão

MUNIZ, Flávia, MANUEL FILHO (…ET AL) – Panda Books

Neste livro você encontrará oito histórias, de quatro autores diferentes, em que os seres da escuridão têm o papel principal.

Regina Drummond reconta a clássica história do Lobisomem da forma como ela é conhecida no interior brasileiro e apresenta um arrepiante mensageiro da morte. Flávia Muniz narra as descobertas sangrentas de um escritor recluso e as experiências de um jovem com uma criatura fantástica: um homúnculo. Manuel Filho fala da maldição de uma bruxa que atinge três jovens de forma terrível e mostra por que devemos, sim, temer a nossa própria sombra. Shirley Souza descreve um misterioso ser que nos espera na escuridão dos sonhos e conta a história de um protetor incomum, vindo das trevas: um demônio.

Oito contos que o levarão a um passeio pelos caminhos mais escuros e repletos de seres capazes de assombrar até os mais corajosos.

Mistério – Terror

Que história é essa? 2: novas histórias, adivinhações, charadas, enigmas, curiosidades, diversões e desafios com personagens dehistória03 contos antigos

SOUZA, Flávio de – Editora Cia. das Letrinhas

O livro enfatiza o aspecto lúdico associado à leitura e à arte de contar histórias. Por outro lado, ajuda o leitor a se apropriar das narrativas e a se tornar ele mesmo um contador de histórias, pois traz questionários que o levam a explicitar a sequência dos fatos narrados e a refletir sobre o comportamento dos personagens.

Tal como no primeiro volume de Que história é essa?, o autor usa o recurso de transformar um personagem secundário em personagem principal, às vezes lhe dando a tarefa de ser também o narrador. Outro recurso é incluir em contos tradicionais personagens que não aparecem na versão original, ou reproduzir a história verdadeira mas com um protagonista falso. Neste volume, por exemplo, há uma história intitulada “Tonia e hopofi” – os títulos vêm, em forma de anagrama, para que o leitor os decifre e responda: que história é essa? Esta é “O patinho feio”. Só que o herói, em vez de ser um pato, é um pavão.

“Porque sim”, escreve Flavio de Souza: “Porque eu quis. Porque cada um conta as histórias do jeito que quer. Eu achei interessante contar a história de um bicho que acham feio com um bicho que todo o mundo acha muito bonito”. Como o primeiro volume, Que história é essa? 2 é um elogio à liberdade e ao prazer do narrador.

Contos – Adivinhações, Charadas, Enigmas

essa02Essa cara não me é estranha e outros poemas

FERNANDES, Millôr, 1923-2012– Editora Boa Companhia

Millôr Fernandes sempre fez questão de se definir, não sem ironia, como um “escritor sem estilo”. Durante mais de seis décadas de produção intensa, transitou pelos mais diferentes tipos de linguagem, do cartum à dramaturgia, e ao se dedicar à poesia, sua faceta menos conhecida, mantinha a mesma abordagem iconoclasta, sem se preocupar com a busca por uma unidade temática nem se prender a formas fixas.

Os poemas reunidos neste livro são exercícios livres de criatividade, que se debruçam com um olhar atento, inteligente e bem-humorado sobre os mais variados assuntos: literatura, tecnologia, convenções sociais, política, pequenos dramas cotidianos, filosofia, cultura e gatos.

Em Essa cara não me é estranha e outros poemas, com uma linguagem poética leve e sedutora, Millôr faz em versos aquilo que o notabilizou na imprensa, nas artes visuais e no teatro: expressar através do humor seu pensamento original e surpreendente – ou expressar um pensamento original e surpreendente como quem faz humor.

Poemas

Branca de Neve: e as sete versõesbranca02

TORERO, José Roberto, PIMENTA, Marcus A. – Editora Objetiva

O conto da Branca de Neve poderia ser muito diferente daquele que todos conhecem. Basta alterar alguns simples detalhes para criar uma trama completamente nova.

Nesta releitura do clássico dos contos de fadas, os autores resolveram mexer um pouquinho nessa história.

Conto de fadas

árvoreA árvore da família

MCPHAIL, David – Editora Globo

Há muito tempo, um homem chega a uma bela floresta e decide erguer ali seu novo lar. Sozinho, limpa a mata e abre terreno para criar animais, cultivar alimentos e obter a madeira que servirá para construir sua casa. Caprichosamente, escolhe preservar uma árvore nativa em seu jardim. Os anos passam e as gerações de descendentes daquele homem desfrutam a companhia da bela árvore, até que sua existência acaba ameaçada pelo progresso da região. Caberá a um garotinho, bisneto do bisneto do pioneiro,comandar, a resistência e salvar a árvore da família.

O premiado autor americano David McPhail narra essa moderna fábula ambiental por meio de uma sequência de ilustrações feitas em aquarela e nanquim sobre cartão. Sem didatismo, a história promove um entrelaçamento do legado da família com a preservação da natureza: lutar pela sobrevivência da árvore, para o pequeno herói da trama, é proteger a memória de sua própria linhagem familiar.

Meio ambiente – Preservação ambiental – Família – História

A outra históriaoutra

SITCHIN, Henrique – Editora Cia. das Letras

Mas… ser feliz para sempre dá um trabalho danado, como bem notaram Godofredo Terceiro e Girassola Quinta, o casal real desta história, que vai enfrentar poucas e boas depois do tão esperado Fim.

Em uma divertida fábula às avessas, Henrique Sitchin, fundador e ator da Cia Truks — Teatro de Bonecos, dá asas à imaginação para mostrar que uma nova história sempre pode começar onde outra terminou, como se, costuradas umas às outras, as histórias nunca tivessem fim.

Fábula

buraco02O livro com um buraco

TULLET, Hervé– Editora Cosac Naify

livro com um buraco tem, literalmente, um buraco no meio de suas páginas. Cada dupla traz uma ilustração, que, junto com um pequeno texto orientador, propõe alguma interação com o buraco.

Assim, mais do que desenhar, pintar ou recortar, a proposta deste livro é envolver completamente o leitor na brincadeira – ou, melhor dizendo, no buraco: vale colocar o rosto, enfiar o braço, fazer dele uma cesta de basquete e tudo mais que a inventividade permitir.

Conto

DICA CULTURAL

Desta vez nossa dica é para a Exposição de bonecos da Cia. Truks intitulada “Anime-se a animar”

Desde sábado dia 09.05, a Biblioteca pública Hans Christian Andersen, situada na zona leste, recebe a exposição “Anime-se a animar”, para comemorar os 25 anos de trabalho da Cia. Truks, grupo teatral conhecido por suas peças com bonecos.

No espaço, brinquedos e bonecos ficam à disposição para serem manuseados, a ideia é que pais e filhos brinquem juntos.

Biblioteca Hans Christian Andersentruks

Av. Celso Garcia, 4.142 – Tatuapé

Fone: 2295.3447

Lugares: 165

De segunda a sexta

Horário: 10h às 19h

Sábado das 9h às 16h

Grátis

Até 31/07

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter