PAULA, Branca Maria de – Editora Dimensão
O avô da pequena Isabella costumava dizer que contar carneirinhos pulando cerca é um bom exercício para relaxar e conseguir dormir. E foi isso que Isabella tentou fazer naquele dia em que chegou cansadíssima de um passeio, mas com a cabeça a mil.
O que ela nem imaginava era a confusão que os carneirinhos iam aprontar e os desafios que teria de enfrentar para não perder a conta…
A história é divertidíssima e surpreendente, assim como as ilustrações do genial Ivan Zigg.
Conto – Humor
A sabedoria de Madi, o viajante tolo
HATUBOU, Salim – Editora Scipione
Entre o continente africano e Madagascar, encontramos Comores. É nesse arquipélago que Madi depara com situações em que mostra toda a sua sabedoria. Aonde ele vai, leva consigo a inocência e a ironia que fazem transparecer sua inteligência.
De uma ilha a outra, na terra ou no mar, na praia ou na floresta, em palácios ou vilarejos, as 25 histórias deste livro convidam a seguir os passos deste viajante tolo — que de tolo na verdade não tem nada.
Contos africanos
Roteiros visuais no Brasil: artes indígenas
MARTINS, Alberto, KOK, Glória – Editora Claro Enigma
A Coleção Roteiros Visuais no Brasil foi idealizada para preencher uma importante lacuna da bibliografia sobre as artes visuais para o público jovem. Segundo os autores, os títulos serviriam para “ajudar a ler os sinais da obra de arte – e, ao mesmo tempo, a relacionar esses sinais às manifestações artísticas a que pertencem”.
A coleção procurará sempre abordar trabalhos e acervos disponíveis à visitação pública no país, de modo a estimular a insubstituível experiência do contato direto com o objeto de arte.
O volume inaugural da coleção, Artes indígenas, viaja até as origens mais primordiais da arte produzida no Brasil, ou seja, as manifestações artísticas dos povos pré-cabralinos e das etnias nativas conhecidas pelos nomes genéricos de “índios” ou “indígenas”.
Arte indígena brasileira
O gandula que comeu a bola: histórias e historinhas de futebol
PIMENTEL, Luís – Editora Dimensão
À primeira vista, trata-se de um belo livro de contos sobre futebol. Mas, por trás e acima desse “detalhe”, encontramos personagens, com seus sonhos, aventuras, desencontros, como na vida de qualquer um de nós – tudo temperado pelo humor e pelo talento de Luís Pimentel.
Contos – Futebol
Bilhetes viajantes
Assunção, Paulinho – Editora Dimensão
Paulinho Assunção, conhecedor do gênero correspondência (pela Dimensão publicou Livro de recados e O nome do filme é Amazônia – uma história cujo fio condutor são bilhetes que viajam em aviões de papel – obra finalista do Prêmio Jabuti), agora apresenta ao leitor correspondentes dos quatro cantos do mundo, tratando dos mais variados assuntos.
Suas mensagens – deixadas em algum lugar secreto, esquecidas na poltrona de um avião, enfrentando as correntezas de um rio, levadas pelo vento, pelos correios ou pela Internet – sempre chegam aos destinos. Para estes bilhetes viajantes não há fronteiras.
Aventura – Correspondências
A sala de aula: e outros contos
LOVATEL, Marília – Editora Scipione
A sala de aula e outros contos reúne onze histórias cujas narrativas têm como fio condutor as relações humanas. À primeira vista, falam sobre aspectos cotidianos: um médico que vai atender em uma cidadezinha do interior, um senhor que decide fazer uma jardineira em seu apartamento, um menino que repete de ano… No entanto, mostram também que as pessoas podem fazer que a fantasia torne suas vidas mais agradáveis e que há sempre uma saída positiva para as coisas, mesmo em situações difíceis.
Tal mistura entre real e mágico transmite uma sensação de que o amor, a amizade e a ajuda ao próximo podem tornar a vida muito melhor. Ou, nas palavras de Rachel de Queiroz, “a mensagem de otimismo e coragem que nos trazem [os contos] são como uma lufada de esperança, amenizando estes duros tempos que são os nossos”.
Contos – Fábulas
ARAGÃO, José Carlos – Editora Dimensão
Um burro que não aceita a condição de vaquinha de presépio, uma vaca que age como tal e o repreende, os reis magos, a estrela-guia. A Presepada – auto de Natal de José Carlos Aragão, com ilustrações de Rosinha – é diversão garantida.
Conto – Natal – Teatro infantil
MADUREIRA, Maria Célia – Editora Franco
Racumim é um rato diferente: é um rato de biblioteca que adora ler! Em “O rato adormecido”, ele se empolga tanto com as histórias que nem percebe os perigos que o rodeiam e acaba se metendo em grandes apuros… Temas abordados: amor aos livros, biblioteca, a arte de contar histórias.
Conto – Leitura – Biblioteca
O irmão alemão
BUARQUE, Chico – Editora Cia. Das Letras
“Estou convicto de que em sua noite insone, enquanto meu pai cantava um acalanto aos brados, mamãe juntou as pistas que tenho largado aqui e ali do meu interesse obstinado pela história de Sergio Ernst. E por mais que o tema lhe seja incômodo, na sua cabeça é esse o único caminho possível de me aproximar do meu pai. Para ela, a ouvir meus desastrados palpites literários, papai há de sempre preferir que meu irmão o distraia com as historietas da Luluzinha ou as últimas notícias da Brigitte Bardot.
Em contrapartida, poderei ganhar sua atenção, seu crédito, seu mais íntimo reconhecimento, caso tenha êxito no rastreio de um menino de identidade incerta, porventura sobrevivente aos anos de terror, numa cidade bombardeada e partida ao meio. Pois ainda que me pai aprenda todas as línguas e devore todas as bibliotecas do mundo, talvez seja incapaz de concluir a grande obra da sua vida enquanto não suprir essa pequena ignorância dentro dele”.
Romance
Lobinho na escola de enganação
WHYBROW, Ian – Editora Cia. Das Letras – Coleção com 4 volumes
Primeiro volume de uma série premiada na Inglaterra, este livro conta a história de um filhote de lobo que estava indo para o mau caminho. Lobinho Devagar não era um lobinho-problema – até o dia em que começou a ter um comportamento irritantemente bonzinho e até bondoso. Insistia em dormir cedo, tosar o pelo, escovar os dentes e fazer outras coisas inaceitáveis para um lobinho realmente do mal.
Coisas da idade… mas os pais ficam preocupados. Na dúvida, decidem mandá-lo para uma viagem de estudos na Escola de Enganação, situada na Floresta Assustadora e dirigida pelo célebre tio Lobão do Mal, um mestre do mau-caratismo.
Lobo da velha-guarda que há muito tempo já não destrói casas de porquinhos, o tio Lobão adota um método pedagógico que consiste em aplicar nos alunos a mais pura crueldade.
Meio pelo avesso, acaba funcionando: Lobinho aprende as Nove Regras do Mau-Caratismo, obtém o prestigioso Distintivo do Mal e torna-se apto a honrar o péssimo caráter da família. Só que ele descobre uma simpática alcateia de lobinhos-escoteiros acampada perto da Escola de Enganação… e vai de novo pelo mau caminho.
Toda a história é contada através das cartas que Lobinho escreve para os seus pais (mais um indício de que ele não terá um grande futuro como lobo mau).
Aventura – Humor
Em defesa de Deus: o que a religião realmente significa
ARMSTRONG, Karen – Editora Cia. Das Letras
A trajetória de Karen Armstrong é pautada pelo rigor acadêmico e pelas marcantes experiências de vida. Freira convertida, seu caminho existencial pode ser visto como um retrato das agonias da pós-modernidade.
Tocada simultaneamente pelo chamado da fé e pela lucidez da ciência, a autora aborda, em quase todos os seus livros, a crescente dicotomia entre religião e filosofia, numa tentativa de reconstituir historicamente os fragmentos dispersos dos nomes de Deus.
Seu método ecoa o de Gianbattista Vico, para quem imaginação e intuição são as forças motrizes do movimento das épocas.
Em defesa de Deus promove um vigoroso diálogo entre religião e filosofia. A autora ressalta o fato de que cisão entre fé e razão é recente, e que é possível, por meio de uma reformulação de conceitos, entender a religiosidade como parte fundamental da solução dos problemas da atualidade.
Misto de história e filosofia da religião, o livro cobre o período de 30000 a.C. ao século XXI, dialogando com os principais pensadores do sagrado. Dos pré-socráticos, Platão e São Tomás de Aquino a Newton, Darwin e Freud, Em defesa de Deus investiga os alicerces da fé e da ciência, discutindo as repercussões, nas estruturas sociais, das crenças religiosas e do ateísmo.
História das doutrinas
LEITE, Márcia – Ed. Pulo do Gato
Propõe uma divertida interpretação e um desafio visual para a conhecida cantiga infantil. As ilustrações coloridas e cheias de humor provocam imediata identificação do pequeno leitor, garantindo a compreensão do texto até mesmo para aqueles que ainda não sabem ler.
O pulo do gato: em cada dupla de páginas um animal e sua respectiva voz são apresentados, provocando a construção de uma pirâmide de texto e de bichos. A pergunta que dá título ao livro orienta o esconde-esconde em que o leitor é o pegador à procura do pintinho que se esconde em diferentes lugares entre os animais.
Conto – Jogo de palavras – Parlenda
O segredo do disco perdido: uma aventura ao som do Clube da Esquina
TOZZI, Caio, FERRARINI, Pedro – Editora Panda Books
Caio Tozzi e Pedro Ferrarini apresentam ao público o universo do Clube da Esquina, movimento cultural liderado por Milton Nascimento e Lô Borges que surgiu em Belo Horizonte (MG) nos anos 1960 e produziu dois históricos álbuns da música popular brasileira.
A trama é inspirada nas mensagens de amizade e valorização da simplicidade presentes na obra do Clube da Esquina. O Segredo do Disco Perdido foi cuidadosamente escrito para ser lido ao som das canções da turma do Clube da Esquina. Assim, antes de começar a leitura, recomenda-se dar uma olhada na lista das canções trazidas no fim do livro.
Romance
Dica para as férias
O melhor da programação infantil e passeios em São Paulo para crianças. Cinema, teatro, shows, oficinas, restaurantes e muito mais, acesse: bora.aí
Boas Férias!
Solange Braga – Bibliotecária