fbpx

Dicas de Leitura: A leitura abre portas e janelas

Amor que vai, amor que vemamor02

RENNÓ, Regina – Editora do Brasil

Amamos nossos pais, nossos amigos, nossos animais de estimação, alguns objetos e diversas outras coisas que, na maioria das vezes, estão ao nosso redor. No entanto, algumas delas podem desaparecer quando menos esperamos.

É apenas por meio de ilustrações que a história de uma garotinha que perde o seu grande amigo salta aos olhos do leitor. Assim, Regina Rennó constrói uma narrativa visual delicada que ensina aos leitores como podemos lidar com a perda daquilo que nos é importante.

Conto – Amor – Perdas

tartarugaO resgate da tartaruga

DOMENICHELLI, Guilherme – Editora Panda Books

O passeio à Praia das Tartarugas estava sendo aguardado com muita ansiedade pelas crianças da escola. Elas finalmente iriam ver o exato momento em que as tartarugas marinhas depositam seus ovos na areia.

No entanto, algo inesperado acontece nessa visita: Gabriela, Júlia e Davi encontram uma tartaruga bastante doente. Somente o biólogo Ronaldo poderá salvá-la.

Nesta aventura, os alunos irão aprender como vivem as tartarugas marinhas, os perigos que elas enfrentam e como as pessoas podem ajudar na preservação da espécie.

Meio ambiente – Preservação ambiental

O que é bom, o que é ruimruim

MAIAKÓVSKI, Vladimir – Editora Hedra

Este livro fala sobre as escolhas de que estão repletas a vida infantil por meio da resposta formulada por um pai a seu filho.

Com exemplos encontrados em situações concretas, este pai vai ilustrando e ensinando a diferenciar atitudes construtivas de atitudes consideradas desaconselháveis e equivocadas.

Poema – Poesia

animaisAnimais polares

REASONER, Charles – Editora Ciranda Cultural

As crianças vão adorar ler as divertidas histórias destes adoráveis animais polares.

Letra bastão

 

 

 

A jornada do pequeno senhor tartarugasenhor

BERGH, Inge, MISSCHAERT, Inge – Editora Pulo do gato

O pequeno Yomi vive distante da cidade grande, em uma pequena aldeia. Um dia ele adoece gravemente e precisa ser examinado por um médico do hospital que fica em uma cidade distante. Com o filho nos braços, a mãe de Yomi inicia a longa viagem até a cidade: a pé, de burrico, de caminhonete, de carro, o trajeto parece não ter fim. Para distrair e encorajar o filho, a mãe conta a história do pequeno senhor tartaruga.

Com as cores fortes que caracterizam a coragem do continente africano, este relato terno e comovente, ricamente ilustrado, apresenta uma delicada narrativa que acontece em dois tempos: o da viagem de Yomi até o hospital, onde poderá se tratar, e o do conto narrado pela mãe, em que o pequeno senhor tartaruga também realiza uma perigosa jornada em busca da realização de um sonho. A ligação entre as histórias é feita pela mãe, que relaciona os dois enredos de modo a encorajar o filho para que ele não desista de lutar por sua vida, assim como o fez o pequeno senhor tartaruga.

Conto africano

viagemA viagem dos elefantes

DIPACHO – Editora Pulo do gato

Cinco elefantes iniciam uma longa jornada sem saber ao certo o que procuram. Caminham por paisagens diferentes e, a cada cenário, fazem novas descobertas sobre o mundo exterior e interior. Ora são pequenos, ora são grandes, ora se sentem frágeis, ora solitários, mas caminham sempre juntos e juntos descobrem que as grandes conquistas não dependem do tamanho ou da distância, porque a beleza da vida está nas pequenas coisas.

Em A viagem dos elefantes, o autor e ilustrador Dipacho explora diferentes composições gráficas — formas geométricas, texturas, planos, enquadramentos, sobreposições —, fazendo com que os elefantes sejam representados de diversas maneiras: arredondados, retangulares, triangulares, ovais… A unidade narrativa é reforçada pela síntese da linguagem verbal, em que a repetição intencional ou a ausência de palavras parecem ajudar os elefantes peregrinos a percorrerem as páginas do livro, compartilhando com o leitor suas descobertas sobre a essência da vida e sobre a descoberta do amor. Poesia do início ao fim.

Sentimentos – Amor – Amizade

O grande desafiogrande  

BANDEIRA, Pedro – Editora Moderna

Apesar de ser deficiente visual, Toni leva uma vida normal. Com muita coragem, ele enfrenta obstáculos, sem nunca desistir. Essa garra é fundamental para que ajude Carla, sua paixão, a livrar o pai de uma trama cruel.

Romance – Aventura

farsaA farsa da boa preguiça

SUASSUNA, Ariano – Editora José Olympio

Apesar do título, não chega a ser uma farsa propriamente dita, porque seu caráter religioso muito pronunciado deixa-a mais próxima da moralidade. Nela o riso é provocado pela utilização da linguagem informal da feira e da praça pública, cuja riqueza e vitalidade são assinaladas pelo teórico russo Mikhail Bakhtin, e que remete à cultura popular medieval e à carnavalização.

É uma peça curta, cômica, com personagens estereotipados tomados em geral da burguesia.

Teatro brasileiro – Comédia

Coleção Os Instrumentos Mortais – 6 volumesossos

CLARE, Cassandra – Editora Galera Record

Quando Clary decide ir a Nova York para se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada,

Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer. Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão no mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Aventura – Ficção americana

detetiveComo ser um detetive: levante as abas e resolva os desafios. Seja um Sherlock Holmes!

WADDELL, Dan – Editora Salamandra

Você sempre quis ser detetive? Este é um livro interativo repleto de ação, que vai ensiná-lo a ser como um cão de caça. Com abas, dicas e atividades, descubra como examinar uma cena de crime, coletar evidências e descobrir criminosos.

Use a almofada para tirar digitais ou faça um periscópio para seguir suspeitos sem dar bandeira. Também há um cartaz dobrável com um mistério para você resolver. Busque as dicas e siga as pegadas de Sherlock Holmes, o maior detetive de todos os tempos.

Mistério

Solange Braga – Bibliotecária

 

Assine nossa newsletter