Blog Cidade das Crianças
Que férias é tempo de mudar de ritmo, relaxar com os horários de dormir e de comer e afrouxar as regras do dia a dia das crianças quase todo mundo concorda. Difícil mesmo é os pais que mantêm sua jornada de trabalho durante este período conseguirem pensar, a cada dia, atividades e diversão diversificada para seus rebentos. Esse desafio de mesclar brincadeira com alguma rotina de horário – tão fundamental para quem segue no batente – pode ser possível com a grade de férias de centros brincantes que funcionam em esquema especial durante o recesso das aulas. Confira…
Ler também te ajuda a viajar, faça uma boa escolha:
RAMOS, Anna Claudia – Editora Paulinas
Acampamento da vovó é o quarto livro da série Turma da Vila, nessa aventura, os amigos e seus bichos continuam a se divertir, só que dessa vez na casa da avó de Felipe e Guto.
Vovó Valentina mora em uma casa grande que tem um quintal cheio de árvores, local perfeito e escolhido para a turma fazer um acampamento.
Montaram duas barracas: uma para as meninas, os bichos e vovó, e outra para os meninos. Netuno, vestido de Super Cão ficou lá fora para tomar conta da turma toda. Todos já estavam quase dormindo, quando a tranquilidade da turma foi rompida por algo inesperado.
Os livros dessa série têm textos simples, adequados para a primeira fase da alfabetização, onde as crianças estão aprendendo a ler e tendo os primeiros contatos com as palavras, por isso as frases são mais curtas, o texto mais direto e os fonemas mais simples. A autora aborda assuntos cotidianos de maneira lúdica e descontraída.
Conto – Letra bastão
Coleção The 39 Clues
RIORDAN, Rick {…et al} – Editora Ática
Os irmãos Amy e Dan tinham uma missão – encontrar 39 pistas que revelavam o segredo do poder da família Cahill. Depois de viajar pelo mundo e desvendar as pistas, eles descobrem que têm um inimigo ancestral. Em ‘A ascensão dos Vesper’, quatro histórias apresentam essa rivalidade que já dura cinco séculos.
Em 1507, descobre-se a origem da disputa entre os Cahill e os Vesper, os motivos que levaram à cisão dos irmãos Luke, Katherine, Thomas, Jane e Madeleine e conhece-se um misterioso anel. Vinte anos depois, pode-se acompanhar Madeleine em sua primeira missão Cahill – e descobre-se então a origem dos Madrigal. Durante a Segunda Guerra Mundial, vê-se a jovem Grace mergulhar de cabeça nos negócios da família e partir numa arriscada viagem.
Na contemporaneidade, pode-se testemunhar Amy e Dan recebendo uma última herança, que traz consigo um legado inimaginável. Quatro aventuras, um evento em comum – a luta dos Cahill para proteger a família e todos os seus segredos do adversário que os espreita.
Aventura
POMPEIA, Raul, – Editora Ática
Aos 11 anos, Sérgio precisa largar para trás seus brinquedos, o conforto de sua casa e o carinho dos pais para ingressar numa nova fase, o internato. Ele é matriculado no renomado Ateneu – comandado por um diretor não menos ilustre – Aristarco. A princípio deslumbrado pela aura de excelência que recobre o colégio, Sérgio se vê sozinho num universo totalmente estranho.
Por trás da afamada pedagogia moderna que atraía os filhos da elite de todo o país para a grande escola de sua época, descobre-se uma educação tirana, constituída pelos desmandos de um diretor ganancioso e egocêntrico, pela máxima da aniquilação dos fracos. Um sistema repressor, que fomenta a hostilidade entre os estudantes. O garoto tem de ser forte o bastante e aprender a lutar para se impor e sobreviver ali.
O período marcaria para sempre o narrador e o faria perder as ilusões e a ingenuidade típicas da infância, sendo forçado a enfrentar precocemente os conflitos da vida adulta.
Romance – HQ
LACOMBE, Ana Luísa – Editora Formato
Seria tão bom se encontrássemos uma grande árvore provedora de todos os alimentos necessários para saciar a fome; ninguém precisaria trabalhar, plantar, fazer roça… As horas seriam só para brincar. Esse é o mito dos Wapixana, ‘A Árvore de Tamoromu’, recontado por Ana Luísa Lacombe.
Com a apresentação de uma cutia engraçada, a autora nos apresenta a grande árvore, onde se encontrava grande quantidade e diversidade de alimentos; mandioca, amendoim, banana, milho, arroz, abóbora, cará, feijão, inhame, melancia… Na história de Ana Luísa, adivinha quem descobre essa árvore na floresta? A cutia.
Os índios ficaram com inveja dela, que comia demais enquanto a tribo passava por alguns apertos. Eles descobriram o segredo da cutia e decidiram dar um fim na boa vida dela. Mas o que eles não esperavam é que o deus Tominikare ficaria muito bravo com isso e lançaria um castigo para a tribo…
Conto indígena – Meio ambiente
FITZHUGH, Louise – Editora Companhia das Letras
Decidida a se tornar uma escritora famosa e grande espiã internacional quando for adulta, a pequena Harriet, de onze anos, espiona a vida de todo o mundo, e tudo o que vê ela anota no seu secretíssimo caderninho.
Um belo dia, porém, sua vida vira de ponta-cabeça. Seu caderninho é confiscado, os colegas a põem no gelo e a pessoa de quem ela mais gosta vai embora para sempre. E agora, como será que Harriet, a Espiã, enfrentará essa crise?
Aventura – Mistério
LONDÁIZ, Joaquín – Editora Biruta
Nele, conhecemos a história de uma turma de animais que ganham superpoderes depois da queda de um meteoro nas proximidades do circo em que trabalham. Mas, não são só eles que passam por transformações: formigas de um formigueiro próximo crescem até não poder mais e se transformam em verdadeiros Formigossauros!
Agora elas tem um plano de dominar o mundo – como será que as superferas do circo vão contornar esse problema?
O livro Formigossauros, do autor espanhol Joaquín Londaíz e ilustrações da Escletxa S.L, acaba de chegar na editora.
Aventura
Solange Braga – Bibliotecária