Em meio a inúmeras e rápidas informações que são recebidas em nosso dia a dia, poucas vezes conseguimos parar para observar e contemplar momentos simples como o cair de uma folha ou o som da chuva. A natureza representa pouco espaço em nossas corridas rotinas.
Porém, quando colocamos elementos da natureza no ambiente escolar, conseguimos ver o quanto as crianças ainda conseguem imaginar e criar quando são instigadas.
Pensando nisso, a Educação Infantil trouxe o brincar heurístico para momentos do nosso dia a dia, que tem por objetivo central a exploração espontânea de diferentes tipos de objetos.
Organizamos nosso espaço com vários materiais, como folhas, cascas, grãos, pedras, entre outros, e aguardamos as crianças que entraram tímidas, observando cada item e se aconchegando onde se sentiram à vontade.
Elas escolheram seus materiais, seus espaços, se agruparam e começaram a criar: Mexe aqui, empilha ali, junta acolá e vão surgindo muitas ideias.
Comidinhas, máquinas, sementes escorregando em folhas secas: “Estou fazendo uma máquina de energia para salvar toda a cidade”, “Prô, quer uma pamonha? Acabei de fazer nesse fogão “.
Assim nosso brincar heurístico proporcionou momentos significativos de aprendizagem.