A utilização de jogos como recurso pedagógico possibilita a construção de uma série de habilidades essenciais ao desenvolvimento. Pensando nas interações, problematizações e associações possíveis, o Plano de Ação Tutorial do 3º trimestre, realizado com o Infantil 4, propôs o trabalho com alguns jogos, onde as crianças foram convidadas a trabalhar em equipe, respeitando o espaço do outro, exercitando o saber esperar e o ganhar e perder.
Inicialmente, os grupos foram apresentados aos jogos de tabuleiro, que contribuem com a construção do pensamento lógico matemático, com as habilidades socioemocionais, auxiliam na compreensão do ganhar e perder e saber esperar a vez.
Em seguida, as crianças foram convidadas a criarem seus próprios jogos de tabuleiros, baseando-se em histórias conhecidas, como “Os três porquinhos” e “Chapeuzinho vermelho” e histórias inventadas pelo grupo.
Juntos, precisaram trabalhar em equipe para decidirem cada etapa do jogo, quais elementos utilizariam, quem seria responsável por compor cada parte. Foi possível perceber a facilidade e a dificuldade que os grupos tiveram, principalmente em ouvir e esperar pelo outro. Um exercício de escuta ativa e alteridade, regado de desafios e diversão.
Marcela Foganholi e Simone Lima
Tutoras do Infantil 4