Simulador do rompimento de barragens

Projeto interdisciplinar entre Geografia e Física

No ano de 2015, a cidade de Mariana e o distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, vivenciaram uma tragédia nunca antes vista no Brasil: o rompimento de uma barragem repleta de rejeitos da atividade mineradora. Em 2019, a história se repetiu, desta vez na cidade de Brumadinho, também em MG.
Vidas ceifadas, pessoas sem ter onde morar, além do sofrimento causado ao meio ambiente levaram os professores Stefano (geografia) e David (física) a desenvolverem um projeto reflexivo, permitindo aos alunos da 1ª série do Ensino Médio vivenciar, por meio de uma simulação, as situações ocorridas nas duas cidades mineiras.
O experimento possibilitou aos alunos terem contato, de forma interdisciplinar, com temas e conteúdos como relevo, pedologia, hidrografia, impactos socioambientais, estática e hidrodinâmica, além de noção de resistência dos materiais.
A produção colaborativa feita pelos alunos contribuiu para o desenvolvimento de habilidades, além do aprimoramento do senso crítico e metodologia científica em diferentes escalas.

Author

Alex Estevão

Profissional de comunicação especializado em gestão de marketing, direção de arte e design, fotografia, produção de conteúdo, planejamento e organização de eventos, gestão de marca, assessoria de imprensa e produção audiovisual.

Assine nossa newsletter