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Releitura da Classificação dos Animais Segundo Santo Agostinho – 7º ano

Quando escutamos ou lemos algo sobre a obra de Santo Agostinho, normalmente, nos deparamos com textos que se dedicam ao estudo das Sagradas Escrituras ou às questões filosóficas. No entanto, ele contribuiu também para o desenvolvimento das Ciências Biológicas, chegando a propor uma classificação para os animais.

Essa taxonomia classificava os animais de acordo com a sua utilidade para os seres humanos. Sua proposta criava três grupos distintos: os animais úteis, os animais prejudiciais e aqueles que, de uma forma geral, foram considerados indiferentes.

Partindo dessa perspectiva, os alunos foram convidados a realizar um exercício de releitura da classificação zoológica agostiniana, escolhendo animais que pudessem se encaixar em cada uma dessas categorias. 

Embora a visão da Biologia, em relação ao papel dos animais nos biomas, tenha mudado bastante desde a época da criação dessa classificação, os alunos puderam se aprofundar no estudo da relação entre diversas espécies e os seres humanos. 

O resultado dessa atividade pode ser conferido nos links a seguir:

Fabíola C. A. de Albuquerque e Andrea Gabriela do Prado Amorim,
professoras de Ciências e Educação Digital do Ensino Fundamental

 

 

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