Múltiplas possibilidades na culinária – Infantil 4B

Para quem acredita que culinária na Educação Infantil se limita a matemática, prepare-se: há muito mais por trás das saborosas receitas experimentadas pelos pequenos. Os alunos do infantil 4B puderam vivenciar estas possibilidades, fazendo um delicioso bolo formigueiro.

A cozinha se transforma em um grande laboratório de experiências, onde as receitas ajudam a estimular a compreensão de diferentes fenômenos e conceitos.

Além dos conceitos matemáticos, como grandezas, medidas e quantidades, o trabalho com receitas permite diversos aprendizados que envolvem habilidades de pensamento, quando levantam hipóteses – “para quê serve o fermento?”, “para deixar o bolo grande!”, “’pro” bolo ficar fofinho.” – e analisam as transformações – “olha, as claras ficaram igual neve!”, “por isso que chama clara em neve?”. A linguagem oral e escrita também entra em cena. Durante a leitura da receita, os alunos acompanham o passo a passo e, ao término dos procedimentos, realizam o registro, ainda que de maneira não convencional, por meio de tentativas de escrita e desenhos.

Aproveitando as descobertas sobre os bichos de jardim, comparamos o habitat das formigas – o formigueiro – com o bolo e percebemos algumas semelhanças, como os buraquinhos, o formato, as manchinhas que lembraram os pequenos insetos. E, como as formiguinhas, nos deliciamos com tanta doçura! Uma receita, muitas aprendizagens!

 

Marcela Foganholi

Tutora do Infantil 4B


ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Assine nossa newsletter