Para quem acredita que culinária na Educação Infantil se limita a matemática, prepare-se: há muito mais por trás das saborosas receitas experimentadas pelos pequenos. Os alunos do infantil 4B puderam vivenciar estas possibilidades, fazendo um delicioso bolo formigueiro.
A cozinha se transforma em um grande laboratório de experiências, onde as receitas ajudam a estimular a compreensão de diferentes fenômenos e conceitos.
Além dos conceitos matemáticos, como grandezas, medidas e quantidades, o trabalho com receitas permite diversos aprendizados que envolvem habilidades de pensamento, quando levantam hipóteses – “para quê serve o fermento?”, “para deixar o bolo grande!”, “’pro” bolo ficar fofinho.” – e analisam as transformações – “olha, as claras ficaram igual neve!”, “por isso que chama clara em neve?”. A linguagem oral e escrita também entra em cena. Durante a leitura da receita, os alunos acompanham o passo a passo e, ao término dos procedimentos, realizam o registro, ainda que de maneira não convencional, por meio de tentativas de escrita e desenhos.
Aproveitando as descobertas sobre os bichos de jardim, comparamos o habitat das formigas – o formigueiro – com o bolo e percebemos algumas semelhanças, como os buraquinhos, o formato, as manchinhas que lembraram os pequenos insetos. E, como as formiguinhas, nos deliciamos com tanta doçura! Uma receita, muitas aprendizagens!
Marcela Foganholi
Tutora do Infantil 4B
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