Dicas de Leitura: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” Monteiro Lobato

Confissão de Santo Agostinhosantoagostinho

SANTO AGOSTINHO, MOGIN, Jean Paul (adap.) – Editora Martins Fontes

Agostinho, primeiro retórico de Roma, tinha o coração vazio e inquieto. Procurava Deus no mundo, mas era dentro dele mesmo que Deus o esperava. Quem era esse Deus, vindo a seu encontro? Para falar Dele, não seria preciso falar com Ele?

Filosofia para crianças – Biografia

digitalVivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais

ABREU, Cristiano Nabuco de (Org.) – Editora ArtMed

A cada dia passamos mais tempo conectados, seja via computador, celular ou outros dispositivos semelhantes. Qual o impacto desse comportamento em nossas vidas, em nossa saúde e nas relações sociais que estabelecemos?

Este livro reúne profissionais de diversos campos de atividades – educação, saúde física e mental, comunicação, direito, entre outros – que buscam responder a essa questão sob diferentes pontos de vista.

Uso da Internet – Tecnologia da Informação – Crianças e Adolescentes

O azarãoazarão

ZUSAK, Markus – Editora Bertrand do Brasil

Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos. Todos moram juntos numa casa pequena.

Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel.

Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida.

Romance

jogosJogos para crianças: mais de cem brincadeiras com movimento, tensão e ação

BROICH, Josef – Edições Loyola

Quando se fala da educação das crianças em um mundo de apartamentos, logo sente-se saudades dos tempos em que haviam brincadeiras nas quais as crianças podiam conhecer uma série de detalhes importantes e fundamentais para a formação do caráter.

Desde as simples brincadeiras de pega-pega ou esconde-esconde, todas tinham uma função pedagógica de aprimoramento social e cultural

Neste livro, o autor resgata mais de cem brincadeiras – todas explicadas em suas regras, para que pais e professores possam reunir as crianças em torno de uma atividade saudável e cooperativa.

No início de cada capítulo há uma orientação para os condutores, garantindo que os jogos corram de forma segura e participativa.

Jogos educativos

Educar com a mídia: novos diálogos sobre educaçãomidia

FREIRE, Paulo – Editora Paz e Terra

Paulo Freire e Sérgio Guimarães reúnem, neste livro, novos diálogos sobre a educação, agora tendo em pauta a controvertida relação entre os meios de comunicação de massa, o processo educativo e seu substrato político e ideológico.

Os autores dialogam sobre as possibilidades que a tecnologia oferece ao professor em sala de aula e defendem seu uso em termos de uma política educacional que ensine o aluno a ler o mundo e a transformá-lo.

Educação – Diálogos

psicologiaPsicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação

COLL, César, MONEREO, Carles – Editora Artmed

Psicologia da educação virtual oferece ferramentas técnicas úteis para todos os profissionais que trabalham com educação virtual. Apresenta uma profunda análise realizada a respeito do impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) sobre os processos de ensino e aprendizagem.

Psicologia da Educação Virtual

 

Minhas estórias do jardim da infânciajardim

ROSS, Tony – Editora Martins Fontes

Esta compilação das mais famosas estórias infantis contém todos os clássicos eternizados pelo tempo: Os Três Bodes Bravos, O Nabo Gigante, A Galinha Apressadinha, O Homem Biscoito de Gengibre, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e os Três Ursos e João e o Pé de Feijão.

Ilustrado com o estilo exclusivo e bem-humorado de Tony Ross, Minhas estórias do jardim de infância é perfeito para ser lido em voz alta e compartilhado até mesmo com as crianças mais novas.

Clássicos infantis

MonicaTurma da Mônica folclore brasileiro

SOUSA, Mauricio de – Editora Girassol

Neste livro, os personagens da Turma da Mônica apresentam o rico e diversificado folclore brasileiro.

São cantigas de roda, parlendas, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e gerações e ainda encantam as crianças.

Folclore brasileiro

 

A pedra do reinopedra

SUASSUNA, Ariano, MIRANDA, Renato R. – Editora Globo

Este livro é dedicado às fotografias de Renato Rocha Miranda. Internamente, ele se desdobra em dois livros conjugados – um com o registro em preto e branco do minucioso trabalho de preparação dos atores; outro com a documentação em cor das filmagens.

Considerada pelo próprio Ariano Suassuna como sua principal obra, o ‘Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta’ é narrado pelo protagonista Pedro Diniz Ferreira Quaderna.

Ao ser preso por autoridades do Estado Novo em Taperoá, ele escreve sua epopeia a partir das histórias de seus ancestrais. Esse é o mote para Suassuna percorrer a cultura sertaneja e brasileira, fortemente influenciada por tradições ibéricas e medievais.

Arte – Fotografia

mafaldaToda Mafalda: da primeira à última tira       HQ

QUINO – Editora Martins Fontes

Mafalda é apenas uma garotinha. Gosta de brincar, de dançar e odeia tomar sopa. Mas, com apenas seis anos de idade, a menina criada pelo cartunista argentino Quino na década de setenta tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância.

Ela e sua turma gostam dos Beatles, mas questionam o insano universo dos adultos, suas manias e suas maneiras de encarar o mundo e a realidade. A última tirinha dessa personagem foi publicada em 1975, mas continua mais atual do que nunca.

Esta edição contém todas as tirinhas publicadas por Quino, da primeira à última, e mostram, com muito humor e carisma, que ser politizado e consciente não significa ser pessimista, e, principalmente, não significa ser adulto.

História em quadrinhos

Solange Braga – Bibliotecária

 

Assine nossa newsletter