RAMPAZO, Alexandre – Editora Hedra
Envolvente, o livro mistura ficção científica, suspense e aventuras inusitadas. Clarice, Deco e Shazam se conhecem por acaso em uma loja de departamentos. O andar dedicado aos brinquedos está cheio de crianças correndo por todos os lados. Enquanto isso, os adultos torcem para Adamastor, o eletricista, fazer a televisão voltar a funcionar. É dia 5 de julho de 1982, dia que uma das melhores seleções do Brasil foi desclassificada da Copa do Mundo e o dia que Clarice, Deco e Shazam descobriram uma caixa preta.
Aventura – Ficção
SUPÉRBI, Fábio – Editora Cortez
O pequeno leitor deverá imaginar uma casa onde tudo é redondo e outra onde tudo é quadrado. Imaginar que tudo o que há dentro delas também é redondo ou quadrado, incluindo os donos, seus cães e os objetos que nelas existem. Depois, deve imaginar uma casa onde tudo pode ser reciclado e outra onde tudo é bagunçado. Então poderá tentar responder – ‘É possível que pessoas tão diferentes, com hábitos tão distintos, se tornem amigas?’.
Conto – Diferenças – Figuras geométricas
BAETEN, Lieve – Editora Brinque-Book
É Natal! E ainda tem tanta coisa pra fazer! Nita, a bruxinha, não sabe o que ela deve fazer primeiro. Enfeitar a árvore de Natal? Assar os biscoitos de Natal? Ou cuidar da Trixie, a inquieta bruxa criança? A qualquer momento, alguém pode bater à porta. E, quando a Bruxa Noel chegar, tudo já deve estar pronto.
Conto – Natal
EGYPTO, Marga Moura – Editora Cortez
Este livro apresenta narrativas sobre as artimanhas da Onça, que tenta, de todos os modos, enganar os bichos para saboreá-los numa gostosa refeição. São histórias narradas em forma de poesia.
Conto – Animais – Poesia
KIMMEL, Elizabeth Cody – Editora Salamandra
Noman Babcock tem o poder de falar com fantasmas. Até aí, tudo bem. A não ser pela amolação de Alvin, um dos valentões da escola, ele poderia passar a vida sendo sempre o ‘esquisitão’ da cidade, e pronto. Mas o que está ruim sempre pode ficar pior. Quando a lenda da maldição lançada por uma bruxa sobre a cidade de Blythe Hollow demonstra ser real e um bando de zumbis sai da tumba para assustar os moradores, Norman descobre que tem outros talentos, e que precisa utilizá-los para salvar milhares de vidas.
Aventura – Suspense – Mistério
ParaNorman: o ataque dos peregrinos zumbis
AUERBACH, Anne – Editora Salamandra
Blithe Hollow é uma cidade pequena como qualquer outra. Exceto pela maldição de uma velha bruxa que está fazendo com que peregrinos zumbis levantem de seus túmulos! Gemendo e rosnando, os mortos-vivos vagam pelas ruas à procura de um garoto – Norman Babcock. Norman consegue falar com fantasmas. Mas zumbis não são fantasmas. Será que Norman e seus amigos conseguem enfrentar a invasão dos zumbis e mandá-los de volta ao sono eterno?
Aventura – Suspense – Mistério
LAERTE – Editora Noovha América
Laerte procura contar neste livro as peripécias da menina Carol, dotada de inteligência rápida, atitude, humor e da alegria particular a uma infância bem vivida. Ela tem asas nos pés e muitas fantasias para realizar. Uma leitura que busca fazer com que o leitor pense sobre a própria vida, no modo como ela cria e recria as coisas para poder entender o que a cerca – sejam pirâmides do Egito, os castelos medievais ou as experiências para a feira de ciências.
História em quadrinhos – Humor – Comportamento
BRANDÃO, Toni – Editora Global
A narrativa de ‘2 X 1’ gira em torno de um disputado jogo de futebol entre times de uma escola. O autor insere temas próximos ao dia a dia do leitor – medo, insegurança, autoafirmação, amor, amizade, família e competição, entre outros. Pedro, um garoto arrogante de cabelos desgrenhados que, junto com João, um jogador que mais parece um surfista forma a dupla de atacantes do ‘Leão de Osso Futebol Clube’. Mas não só eles figuram neste time – Kiko e Tato, meio-campista e zagueiro, e Antonio, o goleiro, também fazem parte desse grupo de atletas. Tudo corria bem, até que Pedro e João discutem. Eles têm ideias divergentes, mas tudo indica que o motivo da briga seja outro… andam dizendo por aí que é por causa de uma garota. Será?
Aventura – Romance
FRANÇA, Eliardo, FRANÇA, Mary – Editora Global
Os Pingos, sempre unidos e dispostos, decidem que é tempo de plantar. Sementes grandes, pequenas e pequenininhas, ferramentas, uma terra boa e fofa, canteiros, adubos, sol, água, vento… E começam a semear.
Os dias vão passando e o milho lá vai crescendo! As sementes brotaram na terra (…), as cenouras também cresceram, cresceram… Agora, os Pingos vão mesmo trabalhar! Porém, eles têm uma boa refeição!
A riqueza dos desenhos de Eliardo França enriquece as informações valiosas do texto de Mary França sobre o processo de germinação. Tudo na medida certa para a criança descobrir a origem dos alimentos.
Conto – Ciências – Plantas
YEONG SO, Yu – Editora Callis
Você acha que matemática é um enorme bicho de sete cabeças? Que você nunca vai aprender o que é probabilidade? A coleção Tan Tan ensina de maneira rápida e fácil. Aprenda probabilidade e estatística em situações do dia-a-dia com a ajuda da aranha na loja de balas.
Conto – Matemática – Adição – Empreendedorismo
BELINKY, Tatiana – Editora Noovha América
Você já pensou numa palavra bem intrometida que sirva para definir quase tudo nesta vida? Se você pensar bem, é claro que tem. Eu aposto que sim: Tiri-biri-biri-bem.
Descobriu? Encontrou?
Tiri-biri-biri-bou.
Você já de ve ter descoberto.
Pra que tato zum-zum-zum?
Tiri-biri-biri-bum!
Conto – Rimas – Letra bastão
BANDEIRA, Manuel – Editora Global
Esta edição ilustrada procura trazer aos pequenos leitores o poema ‘Os sinos’ que, mesmo com seus múltiplos significados, pode ser acessível ao público infantil, graças à forma com que o autor se apropria dos signos linguísticos por meio de recursos como a repetição de palavras, que evoca os sons das badaladas, o balançar dos sinos como uma música nostálgica e mágica.
Poesia – Poema
MEIRELES, Cecília – Editora Global
Esta obra traz poesias nas quais a autora procura resgatar o universo infantil através de situações surpreendentes, comparações incomuns, cantigas de roda, cantigas de ninar, trava-línguas, dentre outros recursos, explorando em seus poemas a sonoridade, as rimas, repetições e a musicalidade.
Poesia – Poema
GOLDING, William – Editora Nova Fronteira
Um grupo de jovens é retirado de uma cidade atingida por um bombardeio atômico. Eles passam a viver numa ilha deserta do Pacífico e lá reconstituem os valores da sociedade em que viveram.
Romance – Aventura – Ficção
QUEIROZ, Eça de – Editora Cosac Naify
José Ernesto, um solteirão que mora em Lisboa, vai até uma cidade do Norte de Portugal com o intuito de comprar uma quinta, para fugir da cidade grande. Ao chegar, sucedem-se vários dias de chuva incessante, em que o protagonista conversa com o padre e com o caseiro. A chuva permeia o conto e define seus limites, criando uma espécie de cortina através da qual enxergamos, junto com José Ernesto, a casa com seus cômodos, corredores e memórias da família que ali habitava. As ilustrações de Guazzelli, nas cores azul e marrom, fazem uma referência à azulejaria portuguesa e acentuam a chuva, criando a atmosfera romântica que se forma, gradativamente, entre José Ernesto e a filha do proprietário.
Conto – Conto português
Solange Braga – Bibliotecária