Amizade e respeito no Infantil 3 – Ação Tutorial

Criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, protagonismo e a empatia são algumas das competências necessárias em nossa sociedade e começam a ser desenvolvidas dentro da Educação Infantil. Mas o que é a empatia? Saber ouvir e acolher o outro, respeitando o que difere do seu “eu”. Para isso, o Infantil 3 assistiu uma animação, que narra a chegada de um porco-espinho à escola e sua diferença é recebida de forma inesperada. Após o vídeo muitas falas surgiram:

 

“O porco-espinho ficou sozinho!”

 

“Quando o amigo está triste temos que cuidar dele”.

 

“Ele espetou a amiga sem querer.”

 

“Os amigos deram de presente marshmellow para cobrir os espinhos e poder abraçar!”

 

“Nós temos que cuidar dos nossos amigos assim (fazendo coração com as mãos)”.

 

No decorrer das falas, cada aluno recebeu uma peça de quebra-cabeça, onde representaram, por meio de desenhos, as melhores experiências que tiveram na escola, neste ano.

Em seguida, fizemos uma grande roda, onde cada um com sua peça contava o momento escolhido para o desenho, as peças representavam desenhos, histórias e vivências distintas e os convidavam a exercitar a empatia, pois mesmo diferentes, cada peça colocada dependia de outra para a construção. E assim formaram um grande quebra-cabeça coletivo cheio de memórias e momentos marcantes, fortalecendo os vínculos de amizade e respeitando as diferenças.

Para finalizar a Ação Tutorial, os alunos confeccionaram vasinhos de flores que foram trocados entre os amigos, pois assim como a flor, a amizade deve ser cultivada com muito amor.  Foram momentos ricos em interação e amizade.

 

Fernanda Guerra e Mônica Ishihara

Tutoras do Infantil 3

Assine nossa newsletter