Criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, protagonismo e a empatia são algumas das competências necessárias em nossa sociedade e começam a ser desenvolvidas dentro da Educação Infantil. Mas o que é a empatia? Saber ouvir e acolher o outro, respeitando o que difere do seu “eu”. Para isso, o Infantil 3 assistiu uma animação, que narra a chegada de um porco-espinho à escola e sua diferença é recebida de forma inesperada. Após o vídeo muitas falas surgiram:
“O porco-espinho ficou sozinho!”
“Quando o amigo está triste temos que cuidar dele”.
“Ele espetou a amiga sem querer.”
“Os amigos deram de presente marshmellow para cobrir os espinhos e poder abraçar!”
“Nós temos que cuidar dos nossos amigos assim (fazendo coração com as mãos)”.
No decorrer das falas, cada aluno recebeu uma peça de quebra-cabeça, onde representaram, por meio de desenhos, as melhores experiências que tiveram na escola, neste ano.
Em seguida, fizemos uma grande roda, onde cada um com sua peça contava o momento escolhido para o desenho, as peças representavam desenhos, histórias e vivências distintas e os convidavam a exercitar a empatia, pois mesmo diferentes, cada peça colocada dependia de outra para a construção. E assim formaram um grande quebra-cabeça coletivo cheio de memórias e momentos marcantes, fortalecendo os vínculos de amizade e respeitando as diferenças.
Para finalizar a Ação Tutorial, os alunos confeccionaram vasinhos de flores que foram trocados entre os amigos, pois assim como a flor, a amizade deve ser cultivada com muito amor. Foram momentos ricos em interação e amizade.
Fernanda Guerra e Mônica Ishihara
Tutoras do Infantil 3