Um time Show de bola: o livro do filme
SACHERI, Eduardo – Editora Salamandra
O pai de Matias, um garoto interessado apenas em jogos eletrônicos, começa a lhe contar a história de Amadeo, um jovem que vive em um pequeno e anônimo povoado. Amadeo trabalha em um bar, joga pebolim melhor do que ninguém e é apaixonado por Laura, sem que ela saiba.
Sua rotina simples desmorona quando Colosso, um jovem da cidade eleito o melhor jogador do mundo, volta disposto a vingar a única derrota que sofreu em sua vida. Com o seu jogo de futebol, o bar e sua alma destruídos, Amadeo descobre algo mágico – os jogadores de seu querido pebolim falam, e muito! Juntos, eles embarcam em uma divertida aventura para salvar Laura e o povoado, com direito a dribles ou chutes na canela.
Matias fica encantado com toda a história contada por seu pai, mas fica emocionado ao perceber que toda aquela magia do futebol pode ser mesmo real.
Romance – Aventura – Jogos
Camarões X Tartarugas: a grande copa do mar
CARRASCO, Walcyr – Editora Moderna
Rodrigo é levado para o fundo do oceano para ser… juiz de futebol na decisão da Copa do Mar. Os dois times estavam agitados. E Rodrigo, de olhos arregalados. Camarões contra Tartarugas? Bola de ouriço? Quantas aventuras mais ele iria viver? Como voltaria para a terra?
Muitas surpresas e acontecimentos fantásticos esperam por Rodrigo. É uma história para morrer de rir, com muitas confusões… mas que também fala dos habitantes do fundo do mar.
Aventura – Futebol
OZ, Amós – Editora Companhia das Letras
Composto de oito histórias interligadas, este livro de Amós Oz, recria com precisão a realidade de um kibutz. Durante os anos 1950, no kibutz Ikhat, vizinho de uma antiga aldeia árabe então abandonada, israelenses de diferentes origens e idades partilham um cotidiano de trabalho árduo e dedicado.
O livro tem início com o solitário Tzvi Provizor, que se ocupa diligentemente dos jardins do kibutz, mas no tempo livre escuta o rádio e espalha com especial prazer notícias de tragédias e calamidades. E termina com os últimos dias do velho sobrevivente do Holocausto Martin Vanderberg, que acredita na abolição de todos os estados nacionais e numa fraternidade mundial e pacifista, coroada pelo uso do esperanto como idioma comum a todas as pessoas.
Neste engenhoso conjunto de narrativas interligadas, em que os personagens ora protagonizam uma história, ora aparecem de relance na próxima, Amós Oz elege a fronteira como espaço privilegiado – entre o conto e o romance, entre duas gerações, entre o desejo de se decidir o próprio futuro e a missão de perpetuar um povo e sua cultura. Nos limites do público e do privado, que a vida num kibutz torna difíceis de identificar, o arranjo particular de uma comunidade serve de palco para o desenrolar de dramas universais.
Ao início de cada história, experimenta-se o pioneirismo, mas também a sensação de retorno ao conhecido que acompanha cada personagem nos anos que se seguem à fundação de seu país. Para cada passo que se dá em direção ao novo, um elemento familiar é generosamente oferecido por Amós Oz, para quem o ímpeto de inaugurar convive lado a lado com a tradição a ser mantida.
O autor busca o equilíbrio e pontua com trechos líricos uma narrativa seca, desprovida de excessos, porém rica em detalhes e simbologias, na qual tudo tem serventia.
Romance
SANTA ROSA, Nereide S. – Editora Moderna
Você gosta de colecionar objetos? Sabia que foi assim que nasceu o primeiro museu? O museu é o lugar onde se guardam coisas que são importantes para a história de um país, de uma época e de um povo, no campo do conhecimento, da cultura, das tradições e das ciências.
Existem museus de Arte, museus de Ciências e museus históricos. Nessas categorias há museus de todos os tipos; de móveis, objetos, da língua de um país, de arte sacra, de fósseis, de animais, de obras de arte e muito mais.
Vamos juntos descobrir esse mundo de novas experiências?
Arte – Museus
HOMERO, ROCHA, Ruth – Editora Salamandra
A Odisseia é um dos principais épicos da Grécia Antiga, atribuído a Homero. É, de certa forma, uma sequência de outra grande narrativa: a Ilíada, que retrata os últimos dias de Guerra de Troia.
Na Odisseia, temos relatado o regresso do protagonista, um dos heróis desta guerra, chamado Ulisses. Trata-se de uma história que mostra como Ulisses tanto perambulou, depois de ter participado das batalhas de Troia
Ele viveu muitas aventuras, conheceu lugares e personagens fantásticos e lutou contra monstros até conseguir regressar a sua casa, em Ítaca.
Ao todo, Ulisses levou dez anos para chegar à sua terra natal depois do final da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.
Aventura
GUINNESS WORLD RECORDS – Editora Agir
Em ‘Guinness World Records 2014’ o leitor pode conhecer a menor mulher do mundo em tamanho real; o maior robô capaz de andar, saber como é vista do topo do Monte Everest (em 360°), explorar o mapa mundi com as transformações, ver a maior mosca do mundo em tamanho real, interagir com o maior dinossauro carnívoro do mundo; tudo em 3D, com imagem e som e ainda assistir vídeos inéditos do recorde da motocicleta mais alta, maior robô capaz de andar e muito mais.
Anuário – Almanaque – Atualidades
Minhas férias, pula uma linha, parágrafo
GRIBEL, Christiane – Editora Salamandra
Aqueles dois meses inteirinhos de despreocupações estavam prestes a virar 30 linhas de preocupações com acentos, vírgulas, parágrafos e ainda por cima com a letra legível depois de tanto tempo sem treino.
Guilherme está no 7º ano, e em seu primeiro dia de aula se vê obrigado a fazer uma redação sobre suas férias. Mas será que é tão divertido assim ver momentos alegres sujeitos a valer nota?
Diário – Relatos pessoais
Trabalho infantil o difícil sonho de ser criança
PORTO, Cristina – Editora Ática – Coleção Que Mundo é Esse?
Numa história ficcional envolvente e embasada em um precioso trabalho de pesquisa, ‘Trabalho infantil – o difícil sonho de ser criança’ mostra um dos mais graves problemas sociais brasileiros.
A personagem principal, Madalena, é uma adolescente que fica impressionada ao entrar em contato com a realidade das crianças que trabalham e resolve sensibilizar outras pessoas. Madalena leva o tema para o colégio e consegue mobilizar vários colegas, professores e orientadores para o seu projeto de pesquisa. A partir daí, a ideia toma proporções inesperadas.
A adolescente e seus colegas denunciam nos jornaizinhos que escrevem as diversas e cruéis formas de trabalho infantil que se espalham pelo país, comovendo muita gente, até mesmo fora dos limites da escola.
O livro aponta, ao lado de denúncias, caminhos para se modificar essa realidade que priva milhões de crianças do direito à infância.
Trabalho infantil
- Algumas dicas para quem fica em São Paulo no clima de confete e serpentina, confira…
Solange Braga – Bibliotecária