Ao construir uma Maquete, possibilitamos ao aluno aprender sobre o espaço representado, compreendendo a Geografia por meio da representação cartográfica.
A atividade de elaboração da maquete do quarto favoreceu o conhecimento de várias noções da alfabetização cartográfica, a construção do pensamento espacial, a criatividade, o desenvolvimento da visão vertical e oblíqua, além de ser uma ferramenta para o início do trabalho com localização, identificação e posição de objetos (referências espaciais, como frente e trás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora).
Os alunos do 2º ano A foram instigados, ao longo das aulas, a observar cada detalhe, objetos e a disposição dos mesmos dentro de seu quarto. A partir dessa observação, buscaram reutilizar caixinhas de formatos variados, tampinhas e brinquedos em miniaturas que possibilitassem representações espaciais do seu quarto.
Ao final do trabalho, observamos as Maquetes que traziam de forma especial cada cantinho presente no quarto dos colegas da aula remota! Conversamos sobre como foi divertido esta etapa de aprendizado. Descobrimos que podemos representar um espaço tridimensional real (quarto) em um espaço tridimensional reduzido proporcional (maquete).
Monica Abdou
Professora do 2º ano A