SHAKESPEARE, William, 1564-1616 – Editora Autêntica
Três bruxas profetizam: “Macbeth será rei”, e tem início aí uma trama maligna, envolvendo assassinato, ambição e loucura. Uma HQ com reis e nobres, exércitos em guerra e uma bela e letal mulher. Uma história que nos fala da essência do Mal, em sua forma mais sedutora.
Romance – História em quadrinhos
O Silêncio das montanhas
HOSSEINI, Khaled – Editora Globolivros
O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul. São órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.
Paralelamente à trama principal, o autor narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expande. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.
Ficção – Romance
HENDRY, Diana – Editora Cia. Editora Nacional
Era Natal! Ratão e Ratinho estão enfeitando a árvore. Ratinho sai de casa à procura de enfeites, mas topa com grandes flocos brancos de neve, que caem do céu. Enquanto o mundo se cobre de neve, Ratinho aprende importantes lições para sua vida.
Conto de natal
SANTOS, José, LAURABEATRIZ – Editora Peirópolis
O autor procura homenagear a natureza e conscientizar os pequenos leitores sobre a possível extinção de algumas espécies com onze bichos-poemas que se pretendem irreverentes e ilustrados.
Poesia – Poemas
QUEIRÓS, Bartolomeu C. de – Editora Larousse Junior
Bartolomeu Campos de Queirós, com palavras ritmadas e muita magia, conta aos leitores uma infinidade de histórias a partir do abecedário. A cada letra, uma visita diferente aos sonhos e fantasias.
Conto – Poesia – Abecedário
O garoto da camisa vermelha
OTÁVIO JUNIOR – Editora Autêntica
Lembro muito bem… Otávio era ainda um garoto quando bateu à minha porta. O jovem negro criado numa das comunidades mais violentas e pobres do Rio de Janeiro, dominada por traficantes, poderia ter seguido o caminho de tantos colegas de sua geração que se envolveram com drogas. Mas não! Livros, encontrados no meio do lixo, mudaram seu destino e lhe deram a régua e o compasso para seguir novas trilhas. Tinha um sonho: construir uma biblioteca comunitária.
Graças ao seu esforço e dedicação, esse desejo se tornou realidade. Daí em diante, passou a ser conhecido como o Livreiro do Alemão, título do livro que lhe abriu portas para o mundo. Ganhou prêmios nacionais e internacionais, viajou e continua viajando por todo o Brasil e pelo exterior, dando palestras sobre a sua experiência de incentivador à leitura.
Porém, acalentava outro sonho: escrever histórias para crianças e jovens. Tive o prazer de ler seus originais. E agora tenho a honra de fazer a apresentação de seu primeiro livro infantil. Ninguém melhor do que Otávio, que viveu e ainda vive numa comunidade por muito tempo abandonada pelo poder público, para relatar o cotidiano de um menino como ele. Um sonhador, encantado e transformado pela magia das palavras.
O garoto da camisa vermelha – que soltava pipas, jogava bola de gude e corria nos campinhos esburacados de futebol – tem um nome: Otávio Jr.
Conto – Leitura
RAMOS, Anna Claudia, – Editora Paulinas
No episódio “Hora de Dormir”, todos vão para suas casas, fecham suas janelas e se preparam para dormir: Duda escova os dentes de Jujuba, Lulu e Sanduba tomam um lanche noturno, Léo e Nina juntam suas camas para Netuno dormir bem quentinho e Felipe e Guto tomam banho. A vila fica linda quando é noite de lua cheia e Jujuba pode dormir de luz apagada.
Conto – Letra bastão
RIBEIRO, Jonas – Editora Callis
O fazendeiro Raimundo já desconfiava que algo muito estranho estava acontecendo em suas terras. Um dia, o abacateiro murchou de repente; em outro, amanheceu com peixes pendurados em seus galhos. Resolveu, então, vigiar a árvore durante a noite… e descobriu algo surpreendente.
Conto – Meio ambiente
MEDINA, Sinval – Editora do Brasil
Você já parou para pensar que um soldado tem um sol e um dado? E que no tubarão podemos ver uma tuba e um barão? Pois é, algumas palavras “guardam” outras, e brincar com isso é muito divertido! De maneira lúdica, os livros da coleção Não é a mesma coisa? mostram em breves poemas como pode ser interessante brincar com a ordem das palavras, com a composição delas e com os diferentes significados que elas podem ter mesmo sendo iguais, estimulando os leitores a fazer o mesmo com outras palavras e promovendo uma divertida reflexão sobre a Língua Portuguesa.
Poemas – Rimas
CASCUDO, Luís da Câmara, – Editora Global
O sapo e o coelho, O gato e a raposa, A onça e o bode, A aranhacaranguejeira e o quibungo, O cágado e o teiú, A rolinha e a raposa são alguns dentre os quatorze contos recolhidos e registrados por Câmara Cascudo. O gato e a raposa iam por um caminho conversando.
Contaram muita prosa (…) e afinal de contas falaram no cachorro que era inimigo de ambos. Aí disse a raposa – – Qual o quê! Eu lá tenho medo do cachorro, nada? Para me livrar dele eu tenho mil expedientes. – Pois eu só tenho um – disse o gato. Nisso apareceu ao longe o cachorro (…) O gato pulou num pé de árvore e ficou lá em cima (…) A raposa, coitada, meteu o pé no mundo…’
Contos folclóricos
BANDEIRA, Manuel – Editora Global
Concebidos ao longo de sua juventude, os poemas de ‘A cinza das horas’ (1917) revelam um Manuel Bandeira já senhor de sua linguagem a vislumbrar as agruras da condição humana, criando seus primeiros poemas frente às dores do amor e da morte, do desamparo e da solidão.
Os poemas mais tocados pela tristeza foram escritos no sanatório de Clavadel, na Suíça, onde o jovem esteve em 1913 para tratamento da tuberculose que o acompanharia pela vida inteira. Seus fortes laços familiares também estão presentes em composições que nos remetem a seus pais, sua irmã e seus avós. Livro de estreia, ‘A cinza das horas’ é a aurora criativa de um poeta que pouco a pouco depurou seu espírito e seu estilo – estilo que mais tarde o consagrou como um dos autores essenciais da literatura de língua portuguesa.
A obra reúne também imagens das traduções em francês dos poemas Chama e Fumo e Ruço, possivelmente realizadas por Bandeira. Além de notícias em jornais, que fizeram alusão ao lançamento de sua primeira edição.
Poemas
Arara, tucano, bordados de pano
SOMBRA, Fábio – Editora Moderna
Quem não gosta de decifrar uma boa adivinha? Ainda mais se ela nos for apresentada em forma de versos divertidos e bem rimados. Pois foi pensando nisso que surgiu esta série. Este livro é sobre as aves brasileiras. São dezesseis pássaros que habitam nossas matas e campos. E você? Será que consegue adivinhar quais são elas?
Conto – Poesia – Adivinhas
PAULA, Alessandra – Editora Callis
É uma fábula que conta a história de dois vizinhos, o Senhor Ouriço e o Senhor Rato. Um dia, o Senhor Ouriço achou que a cerejeira do amigo estava bloqueando o seu sol e resolveu construir uma torre.
O outro gostou da ideia e ergueu uma torre mais alta. Assim, começou uma disputa que só teve fim quando tudo desabou! Eles decidiram, então, se unir e construir uma única torre, segura, alta e colorida.
Conto – Amizade
Obesidade, a maior epidemia infantil da história: muito além do peso
RENNER, Estela – Produtora Maria Farinha Filmes DVD
Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.
Obesidade infantil
PERCY, Allan – Editora Sextante
‘Nietzsche para Estressados’ é um manual que reúne 99 máximas do filósofo alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é indicada àqueles que buscam uma possível solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy, e visa auxiliar o leitor nos momentos em que é necessário tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida.
Filosofia alemã
REBOUÇAS, Thalita – Editora Rocco
O livro busca reunir crônicas bem-humoradas sobre Malu, dos três aos 22 anos de idade. ‘Fala sério, professor! Visa mostrar como a personagem se relacionou com seus professores mais marcantes – do colégio, da academia, do curso de inglês, de shiatsu, de teatro, os particulares, os gatos, os durões, os que amavam ser durões, os amigos, o meio doido, o que não ria, o que não perdoava cola.
Neste baú de memórias, Malu deve ter encontrado ótimas histórias para contar.
Romance – Relatos pessoais
REBOUÇAS, Thalita, SOUSA, Mauricio de – Editora Rocco
Em ‘Ela disse, ele disse – O namoro’, Leo e Rosa, que se conheceram e se apaixonaram no primeiro livro, estão namorando. E continuam descobrindo as delícias e agruras da vida a dois.
Entremeando as vozes dos protagonistas com cenas ilustradas, a história de Leo e Rosa é acompanhada por Mônica, Cebola, Cascão e Magali, que estão lendo o livro de Thalita Rebouças no colégio e se divertem com as aventuras e desventuras do casal.
Romance
Solange Braga – Bibliotecária