fbpx

Dicas de Leitura: Ler é viajar sem sair de casa!

Gatos guerreiros: caminho perigosogatosguOK

HUNTER, Erin – Editora WMF Martins Fontes

Esta é a quinta aventura da incrível série Gatos guerreiros (Warriors). Gatos guerreiros descreve a saga de quatro clãs de gatos selvagens que lutam pela sobrevivência numa floresta. Este volume, ‘Gatos guerreiros – caminho perigoso’, mostra a preocupação de Coração de Fogo com a líder do clã e a sua coragem e determinação para enfrentar as misteriosas ameaças que paira sobre o Clã do Trovão.

Aventura

dinossauroOKDinoDino aventuras no jurássico: presos na ilha

BORDIGLIONI, Stefano, BERTOLUCCI, Federico – Ed. WMF Martins Fontes

Uma ilha pouco distante da praia é uma tentação para dinossauros exploradores curiosos como Dinodino e seus amigos. E, se a ilha surge repentinamente do mar, a tentação para os Cincodinos é quase irresistível. Será que vão conseguir chegar até a ilha? E, se conseguirem, será que vão ter de enfrentar muitos perigos? E será que vão conseguir voltar sãos e salvos?

Esta é mais uma aventura vivida pelo grupo dos Cincodinos, cada um com habilidades próprias e todos se completando, unidos no lema ‘Cinco por Dino, Dino por todos’.

Aventura – Dinossauros

A arca dos marechaisArca marechais_capa_OK.indd

REY, Marcos – Editora Global

Em  A arca dos marechais, Marcos Rey cria uma narrativa tão surpreendente  que  prende a atenção do leitor do começo ao fim. A história é contada por Emerich. Ele  trabalhava em um  Aquário Público e contava os minutos para poder se livrar daquelas visitas escolares, que, na sua opinião, pouco ou nada valiam para as crianças.

Sua vida mudou radicalmente quando herdou de seu tio Erich uma máquina de fazer dinheiro. Armazenou em uma mala notas de cinco mil cruzeiros que traziam estampados a foto do Marechal Castelo Branco, um dos presidentes militares do Brasil. Com uma enorme quantia em mãos, passou a viver de hotel em hotel, de cidade em cidade.

Adquiriu nomes falsos, inventou mentiras sobre a profissão, lugar de origem  tudo para preservar seu crime e sua identidade. Eu chegava cedo e era o último a sair do piano-bar. Várias noites fui o único freguês. A música agradava-me mas o melhor era o escuro. Lá – uma sombra sobre o fundo preto- nem eu sabia se me chamava Emerich, Régis, ou Olavo.

Um personagem complexo que transforma cada capítulo em um enredo misterioso e intrigante!

Romance policial – Aventura – Mistério

esportesOKA invenção dos esportes: crônicas olímpicas

NOVAES, Carlos Eduardo – Editora Moderna

Como nasceram as modalidades esportivas? Tem ideia de quando a canoagem deixou de ser apenas um meio de transporte? Já parou para pensar quem inventou o basquete? E o voleibol?

A proposta do livro de Carlos Eduardo Novaes, ‘A invenção dos esportes’, é responder a essas e a várias outras perguntas e curiosidades sobre o tema por meio de crônicas sobre os mais diversos esportes, farta informação sobre cada um deles e um texto fluido, bem humorado, claro e informativo.

O Brasil é o país sede de dois eventos de peso no cenário esportivo mundial – a Copa do Mundo de futebol de 2014. Por isso os esportes invadiram o cotidiano e o imaginário do povo brasileiro, já bastante interessado no tema.

Esportes Olímpicos – História

Pra cima e pra baixo: todo santo ajuda!santoOK

AZEVEDO, Bel Assunção – Editora Moderna

Esta é uma reunião de contos populares que se passam no tempo imaginário em que Jesus Cristo e São Pedro andavam pelo sertão. São histórias que nasceram na cultura popular, desvinculadas das histórias oficiais religiosas, e que costumam ter a função de exemplo ou de explicações sobre a vida e o funcionamento das coisas no mundo.

Algumas divertidas, maleáveis e imprevisíveis, outras mais duras e inflexíveis, todas fazem parte da nossa cultura oral e vêm sendo contadas de geração em geração, de pai para filho, de avó para netos, em rodas e fogueiras acessas à noite, por contadores e pessoas comuns, como todos nós.

Contos (Ditos) populares

arteOKArte islâmica

ANDE, Edna, LEMOS, Sueli – Coleção Arte na idade média

Editora Callis

Neste volume, percorremos os caminhos da arte islâmica, uma arte que em essência é decorativa e condicionada pela religião. A cada página, sentiremo-nos levados de encontro a belezas das mais diversas. Contemplaremos as linhas floreadas elaboradas pelos calígrafos e também o rendilhado de arabescos que, com sua delicadeza, proporcionam requinte aos palácios. Descobriremos, em seguida, todo o esplendor das mesquitas – construções tão peculiares, com seus arcos e minaretes.

Uma arte de encher os olhos! Convidamos o leitor a embarcar conosco em uma viagem na Idade média, e a deciframos juntos os códigos desse período repleto de mistérios!

Arte – Islamismo

O anjo linguarudoanjoOK

CARRASCO, Walcyr – Editora Moderna

‘Está na Minha Mão! Viver Valores’ é uma série que alia literatura e reflexão moral. Apresenta questões que envolvem temas morais e deixa para o jovem a opção de escolher entre uma solução ou outra. Os personagens são jovens que enfrentam problemas relativos a injustiça, delação, consumismo, inveja, amizades desfeitas, segredo, mentira, insegurança, agressividade… Ao discutir saídas juntamente com a classe, o professor estará ajudando a construir valores como liberdade, justiça, dignidade, respeito à vida.

A história de Felipe e seu destino dá elementos para a discussão do tema da delação. Como agir diante do malfeito? Ser o dedo-duro dos colegas? Caso contrário, não seríamos coniventes com o erro? Mas se delatamos, como ficam os laços de companheirismo? E em algumas circunstâncias delação não poderia se apresentar como denúncia necessária? Delação ou denúncia, traição ou lealdade, que princípio nos ajudam a distinguir entre elas?

Conto – Comportamento – Valores

quatroOKQuatro estações de pavor

RIOS, Rosana, DRUMMOND, Regina – Ed. Melhoramentos

As quatro estações voltaram, trazendo mais medo e pavor aos leitores. Mateus, Letícia, Peter e Alva são os personagens destes contos, e suas histórias são apavorantes. Espíritos buscando vingança e acerto de contas, possíveis Et’s sequestradores e fantasmas entre lençóis pendurados nos varais são alguns dos causadores do desespero e do assombro dos protagonistas. Para nos aquecer, esfriar ou congelar, o clima de cada conto acompanha o das quatro estações do ano.

Ao final de cada história, Regina Drummond e Rosana Rios sugerem ao leitor que invente o seu final. Aceite o convite das autoras e se arrepie de pavor!

Contos de terror e mistério

Internautas: os chips reinventando nosso dia a diainternautasOK

AGUIAR, Luiz Antonio (Org.) – Editora Melhoramentos

Será que o namoro mudou por causa do Facebook? E o amor, mudou também?

Nesta antologia, essas e outras provocações se transformam em contos, que podem ser divertidos ou dramáticos, mas sempre navegando nas tecnologias que alteraram nossos hábitos e até nossa maneira de ver a vida e o mundo.

Aqui, autores de diversos pontos do país exploram diferentes recursos da tecnologia moderna, cada qual com seu modo de contar histórias, com suas ideias e preocupações.

Contos

pequenaOKPequena coisa gigantesca

ALEMAGNA, Beatrice – Editora WMF Martins

Uma pequena coisa passa por todo lado, está em toda parte. Mas nem todos a veem, nem todos a reconhecem. No entanto ela é enorme, gigantesca. O que será essa pequena coisa gigantesca?

Com texto singelo e ilustrações delicadas, Beatrice Alemagna chama a atenção para a felicidade contida nas coisas simples e corriqueiras da vida.

Conto

Nossa dica para o mês de Agosto é:

bienal

 Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

Assine nossa newsletter