fbpx

Biblioteca: Novas indicações de leitura

Maroca e Deolindo: e outros personagens de FESTAS

NEVES, André  – Editora Paulinas

Maroca e Deolindo, escrito e ilustrado por André Neves, é uma viagem pelo Brasil marcada pelo calendário festivo, em que o autor, para contar uma história, se apoia no espaço e tempo de uma festa regional. Seja um conto de amor, de casamento, de fé, de sonhos, de História… Mais do que personagens ambientadas, André costura poesia e reflexões, ancoradas no barco das tradições folclóricas.

São 12 festas que servem de palco para os contos: Festa do Senhor do Bonfim, em Salvador; Carnaval no Recife; Procissão do Fogaréu, em Goiânia; Marabaixo, em Macapá; Cavalhada, em Pirenópolis, Goiás; São João, em Campina Grande, Paraíba; Festa do Sairé, em Santarém, no Pará; Romaria de Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia; Semana da Farroupilha, é em Farroupilha, em Porto Alegre; Círio de Nazaré em Belém do Pará; Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Paraty-RJ e Natal.

 

Deixa que eu NÃO faço!

ALMEIDA, Fernanda Lopes de – Editora Ática

 Algumas pessoas acham que seria muito natural os outros fazerem tudo para elas. É o caso da menina Liloca, que um belo dia se vê reinando num castelo onde todos só existem para fazer as suas vontades, por mais bizarras que sejam. Quem nunca viveu num castelo assim não faz ideia de como Liloca acabou se sentindo.

 

Leitura na sala de aula: como ajudar professores a formar bons leitores

 SÁNCHEZ MIGUEL, Emilio – Editora ArtMed

 ‘Leitura na sala de aula’ é um livro voltado para educadores, professores e assessores educacionais, pois tenta entender o motivo da disparidade na transferência dos conhecimentos à prática profissional dos docentes – apresenta evidências da magnitude desse problema; lança uma possível explicação; e traz propostas para introduzir mudanças nas práticas de sala de aula.

 

Pequenos contos para sentir MEDO

PALLUY, Christine – Editora Companhia das Letrinhas

Apesar dos personagens pavorosos – um dragão japonês de oito cabeças, uma feiticeira russa, alguns trolls noruegueses, entre outras criaturas assustadoras – as histórias reunidas neste livro terminam sempre com uma lição valiosa – a esperteza e a sabedoria sempre vencem o medo e a força bruta.

As pernas de pau de Nicolau

 PUYBARET, Éric – Editora Melhoramentos

 A cidade havia sido construída sobre a água, e seus habitantes usavam pernas de pau. Equipado com a mais comprida de todas, Nicolau andava acima da multidão, com a cabeça nas nuvens. Depois de todos os preparativos, o dia da grande festa havia chegado.

 

Topetinho magnífico

 RAPPA, Cristina – Editora Melhoramentos

 Um pequeno e belo pássaro do cerrado brasileiro cai em uma armadilha. Preso no porta-malas de uma van com outras aves, Topetinho faz amizade com seus engraçados e animados companheiros de infortúnio. Será que os traficantes conseguirão vender esses lindos pássaros, a maioria em risco de extinção?

 

Meu nome não é gorducho !

 SOUZA, Shirley – Editora educacional

 Gabriel odeia quando o pessoal da escola o chama de gorducho, baleia, bolota ou coisas assim. Fica triste e acaba comendo mais ainda e de forma pouco saudável. Aninha, sua melhor amiga, tenta animá-lo, e, em vão, insiste para que ele faça aulas de circo com ela.

Só quando Gabriel é diagnosticado como obeso por um médico é que ele e sua família decidem mudar os hábitos: dieta equilibrada e exercício físico.

Gabriel experimenta as aulas de circo e tudo se transforma: faz novos amigos, perde peso, descobre seus talentos e aumenta sua auto-estima.

A casa falada: provérbios e expressões populares

LIMA, Octávio Moreira – Editora Global

 A obra tem por objetivo analisar e comentar o significado e a origem de alguns provérbios e expressões que fazem parte da cultura popular de um povo. Cada provérbio é apresentado com ilustrações coloridas, feitas a bico de pena.

 

 

Cinco histórias de cinco continentes

JAHN, Heloisa  (org.) –  Editora Companhia das Letras

Dizem que as histórias nos fazem viajar sem sair do lugar. Se elas falam de outras culturas, o passeio fica ainda mais interessante. Como numa espécie de volta ao mundo em 120 páginas, este livro apresenta histórias dos cinco continentes do planeta Terra: partindo da Rússia, as narrativas passam pela China, Austrália, Magreb e América do Norte.
Um menino que engana a bruxa Baba Yaga com sua esperteza; uma princesinha muito voluntariosa que aprende a sua lição; um papagaio que, com seu sangue colorido, pinta os pássaros; uma lebre que acredita estar sendo perseguida mas acaba descobrindo que tem uma sombra; e uma cigarra que procura um pretendente para casar e acaba arranjando um partidão são os personagens que recheiam esta antologia ilustrada e saborosa.

 

 Os anões de Ann: uma história para todas as idades

 STEFANOVA, Kalina  – Editora Gaia

 Neste livro, Kalina Stefanova nos faz ver que os contos de fadas nos ensinam a sermos humanos, nos ajudam a conhecermos a nós mesmos, a nos reconciliarmos conosco e a vivermos em paz com o que há em nosso interior. Eles nos convidam a entrar na dimensão espiritual e nos apresentam o verdadeiro sentido da vida, que está além da mera sobrevivência e da materialidade.

 Num tempo em que predominam as “coisas pequenas”, em que os sonhos são reduzidos à esfera do que é comprável, os contos de fadas nos lembram de voltar a pensar e sonhar grande. Os grandes sonhos são inerentes à natureza humana e nos encorajam a ousar.

EXPOSIÇÃO

  • A exposição “O Fantástico Corpo Humano” está em São Paulo, vale a pena conferir:

 

 

“O Fantástico Corpo Humano” 

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter