Entendendo o IPTU

A matemática para os alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho também se apropriou de mais uma forma de aprendizagem em sala de aula: o laboratório móvel de tablets.

Esta ferramenta de ensino dá aos estudantes a oportunidade de desenvolver a capacidade de pesquisa, de raciocínio, de aprimorar a interpretação e a criatividade.Na atividade proposta os alunos pesquisaram sobre o IPTU, imposto pago anualmente à Prefeitura por aqueles que têm imóveis próprios. Assim, conheceram o assunto, refletiram e analisaram diversas questões importantes relacionadas sobre o tema.

Os alunos calcularam o imposto de diversas propriedades e diferenciaram as alíquotas aplicadas para cada faixa de valor dos imóveis, descobriram onde são aplicados os recursos gerados e distinguiram valor venal de valor de mercado.

Alguns problemas relativos ao cálculo do imposto foram solicitados e, ao final da atividade, os alunos puderam registrar o seu comentário sobre aquilo que foi proposto.

Acreditamos que, dessa maneira, a Matemática contribui para a integração do jovem na sociedade em que vive, proporcionando-lhe conhecimentos básicos de teoria e prática, permitindo o diálogo entre as áreas do conhecimento e facilitando o aprendizado.

 

Professores Wilson Roberto e Felipe de Robert