fbpx

Celular e Cidadania – 3ª Série do Ensino Médio

Na última semana do mês de agosto, os alunos da terceira série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho desenvolveram um trabalho cujo tema relacionava celular e cidadania.

A proposta, realizada professor Antônio Machado de Geografia, tinha como objetivo relacionar as questões sociais e a tecnologia, utilizando o celular para ajudar nos problemas estruturais da cidade, além de desenvolver uma atividade pedagógica mais simples e prazerosa de ser efetuada.

Assim, a sala foi dividida em cinco grupos – Cidadania, Transportes, Violência, Moradia e Meio-Ambiente – e cada grupo deveria escolher dois aplicativos de celular (APP ́s) que mostrassem maior eficiência na solução dos respectivos problemas urbanos de forma prática, simples e fácil.

Os aplicativos foram escolhidos, baixados, testados e cada grupo apresentou na classe o resultado e a conclusão, deixando evidente o objetivo de cada escolha.

O grupo “Violência” trouxe um site que estudava o núcleo dos estudos sobre o assunto, e aplicativos que mostravam quais as maiores áreas de

violência na cidade, com mapas e indicadores quantitativos.

Num outro exemplo, o grupo “Transportes” foi a campo utilizando e testando o aplicativo “Metrô de São Paulo Oficial” – que facilitou a mobilidade com informações em tempo real sobre as linhas.

Uma conclusão bastante interessante que durante esse teste os alunos perceberam as diferenças da infraestrutura entre as linhas de metrô na cidade. O aplicativo Moovit informou o horário de chegada e partida dos trens, informação muito útil para quem utiliza a CPTM regularmente.

Em todos os trabalhos, foram apresentados dados sistematizados sobre as vantagens e desvantagens dos aplicativos, e até sugeridas soluções para os problemas da cidade.

Essa proposta fez com que os alunos percebessem uma nova forma de ajudar nos problemas estruturais da cidade, uma forma mais simples e rápida, mostrando que é possível um uso consciente do celular.

O empenho apresentado pelos participantes foi exemplar, pois houve a aproximação da linguagem e da tecnologia presente em nosso dia a dia.

 

Camila Carvalho da Silva, Carlos Henrique Neres de Souza, Matheus Alves Batista, Vanessa Aparecida Ferreira da Silva

Alunos da 3ª Série do Ensino Médio

Assine nossa newsletter