Novos livros / Setembro

Título: Reinações de Narizinho
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Companhia das Letrinhas

Reinações de Narizinho é o primeiro de uma série de livros que abriria as porteiras do Sítio do Picapau Amarelo para os pequenos leitores do Brasil. Esta nova edição de luxo, organizada por Marisa Lajolo, vem acompanhada por um texto introdutório que explica o contexto cultural da época de publicação do livro e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Traz também notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens, que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1920, além de ilustrações que reinterpretam a turma do Sítio.
Faixa etária: a partir de 7 anos

 

 

 

Título: Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear
Autor: Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras

Em 26 de abril de 1986, uma explosão seguida de incêndio na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia – então parte da finada União Soviética -, provocou uma catástrofe sem precedentes em toda a era nuclear. É por meio das múltiplas vozes – de viúvas, trabalhadores afetados, cientistas ainda debilitados pela experiência, soldados, gente do povo – que Svetlana Aleksiévitch constrói esse livro arrebatador, a um só tempo, relato e testemunho de uma tragédia quase indizível. Cenas terríveis, acontecimentos dramáticos, episódios patéticos, tudo na história de Tchernóbil aparece com a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Eis uma obra-prima do nosso tempo.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

 

Título: Nove Noites
Autor: Bernardo Carvalho
Editora: Companhia das Letras

Na noite de 2 de agosto de 1939, um jovem e promissor antropólogo americano, Buell Quain, se matou, aos 27 anos, de forma violenta, enquanto tentava voltar para a civilização, vindo de uma aldeia indígena no interior do Brasil. O caso se tornou um tabu para a antropologia brasileira, foi logo esquecido e permaneceu em grande parte desconhecido do público.Sessenta e dois anos depois, ao tomar conhecimento da história por acaso, num artigo de jornal, o narrador deste livro é levado a investigar de maneira obsessiva e inexplicada as razões do suicídio do antropólogo.
Faixa etária: a partir de 15 anos

 

 

Título: Se eu abrir esta porta agora…
Autor: Alexandre Pampazo
Editora: SESI-SP

Na hora de dormir, um quarto escuro pode guardar algumas surpresas… Você tem certeza de que a porta do guarda-roupa está fechada? Tem certeza de que não há nada dentro, ou melhor, morando no guarda-roupa? Um monstro talvez? Se eu abrir esta porta agora… faz o leitor assumir o protagonismo da história ao se colocar no lugar do personagem, abrindo sucessivas vezes a porta do guarda-roupa em um quarto escuro, sendo a cada momento conduzido a uma surpresa diferente. Alexandre Rampazo usa o formato do próprio livro para transformá-lo em um elemento da narrativa, permitindo que imaginação e realidade se misturem, em uma história que conduz o olhar do leitor a uma experiência única.
Faixa etária: a partir de 6 anos

 

 

Título: Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Editora: Biblioteca Azul

Escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, Fahrenheit 451, de Ray Bradubury, revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra. O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

Título: Charles Chaplin: tesouro em preto e branco
Autor: Flávia Muniz
Editora: FTD

Esta é a história de uma menina que adora ir ao cinema com o pai. Em uma das ses-sões, ela descobre Carlitos, um dos personagens mais marcantes da telona. O filme é Luzes da cidade, de Charles Chaplin (1889-1977), que narra o amor de Carlitos por uma florista cega. Além do emocionante reconto escrito por Flávia Muniz do filme Luzes da cidade, esta edição inclui textos informativos sobre Chaplin e sua filmografia, glossário de termos técnicos do cinema e uma linha do tempo que localiza a época e os filmes desse grande diretor.
Faixa etária: a partir de 10 anos

 

 

 

Título: Quanta História Numa História
Autor: Ana Luísa Lacombe
Editora: É Realizações

Em Quanta História Numa História, a autora fala sobre por que e como decidiu contar histórias; a importância da comunicação oral, que é terapêutica e incentiva a criatividade; quais são as técnicas necessárias para quem quer ser um bom contador de histórias: a escolha do repertório, a melhor postura corporal, a modulação correta da voz e a fala no ritmo certo, entre outras coisas.
A obra inclui também relatos das experiências pessoais de Ana Luísa Lacombe como contadora de histórias, algumas das histórias que ela costuma narrar, lista de sites de contadores de histórias e autores e sugestões para pesquisa. Um audiobook acompanha o livro.
Faixa etária: a partir de 15 anos

 

 

Título: Biselli Katchborian Aqrquitetos
Autor: Francesco Perrota-Bosch(og.)
Editora: Acacia Cultural

Com 32 anos de trajetória, o escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas: residências, edifícios públicos e privados, projetos comerciais e de serviços, escolas, centros esportivos e projetos urbanos. Sua arquitetura procura compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras. Biselli Katchborian Arquitetos traz uma abordagem holística sobre o trabalho desenvolvido em mais de três décadas.

 

 

 

 

Título: Diário de Rowley: um garoto supimpa: agora é minha vez!
Autor: Jeff Kinney
Editora: Vergara e Riba Editoras

Greg Heffley está enrascado. Rowley, seu melhor amigo, agora tem um diário. Ou seria um “livro de memórias”? Bom, não importa. O que importa é que chegou a vez de Rowley contar a história da amizade dos dois. E não só isso. Ele ainda escreverá a biografia de Greg, afinal, ele será rico e famoso um dia, e alguém precisa registrar os primeiros passos de uma celebridade. Diário de Rowley: Um garoto supimpa oferece uma nova e divertida maneira de ver o universo de Diário de um Banana.
Faixa etária: a partir de 8 anos

 

 

 

Título: Nori e Eu, NINOMIYA, Masanori
Autores: Masanori Ninomiya, Sonia Ninomiya
Editora: Martins Fontes

Nori e Eu traz duas versões de uma históra familiar: a narrativa de Sonia e a de seu filho Masanori, criança do espectro autista aos 4 anos de idade.
Uma história de amor de dedicação, e de preconceito e dificuldades.
Faixa etária: a partir de 12 anos

 

 

 

 

Título: Pó do Crescimento
Autor: Ilan Brenman
Editora: Moderna

André, um menino muito pobre, um dia salvou uma tartaruga e ganhou dela um pó magico. O que será que o pó mágico faz? Para descobrir é só embarcar nessa que foi a primeira história ficcional criada por Ilan Brenman.
Faixa etária: de 7 até 10 anos

 

 

 

Título: Ilan Brenman: livro a livro: como nasce um escritor
Autor: Ricardo Prado
Editora: Moderna

Ilan Brenman é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países. Ilan Brenman tem um amor profundo pelas mais diversas narrativas. Esse afeto está ligado diretamente à origem do autor, pois ele é israelense, naturalizado brasileiro, filho de argentinos, neto de poloneses e russos. Psicólogo de formação, Ilan é mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP, já ministrou centenas de cursos e palestras pelo país afora, sempre discutindo a importância das histórias lidas e contadas oralmente na vida de bebês, crianças, jovens e adultos
Faixa etária: a partir de 12 anos

 

 

Título: Famílias
Autor: Ilan Brenman
Editora: Moderna

Um livro divertido que mostra que no mundo existem muitos tipos de famílias. Qual será a sua?
Faixa etária: de 7 até 10 anos

 

 

 

 

 

Título: O alvo
Autor: Ilan Brenman
Editora: Moderna

Algumas pessoas têm o dom de contar histórias. Parece até que leem nosso pensamento ou nossos sentimentos. A gente as ouve e, de repente, tudo faz sentido. É assim com o personagem deste livro, um professor que encanta e encoraja a todos com seus relatos. É assim com o talentoso autor Ilan Brenman, que acertou em cheio com esta bela narrativa.
Faixa etária: de 7 até 10 anos

 

 

 

Título: O Lenço
Autor: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-Book

Você sabe para que serve um lenço? Eu já descobri. Posso contar para você? Uma menina encontra um lenço na gaveta da mãe, e com ele mil possibilidades: o lenço se transforma numa vela, num manto, num vestido e no que mais a imaginação mandar, mostrando que todo objeto cotidiano tem seu lado lúdico.
Faixa etária: de 2 até 5 anos

 

 

 

“Continue lendo. Isso é uma das mais maravilhosas aventuras que alguém pode ter.” – Lloyd Alexander

 

Assine nossa newsletter