Visita à Cidade do Livro – 2º ano

A leitura é um universo importante e de valor a ser adquirido desde os anos iniciais da escola. Por isso, com o objetivo de despertar ainda mais o interesse por esse universo mágico, os alunos do 2º ano, nos dias 7 e 9 de maio, visitaram a CIDADE DO LIVRO.

O local apresenta uma cidade cenográfica tematizada, onde o objetivo é despertar nas crianças o hábito pela leitura e mostrar a importância dos livros e do conhecimento adquirido por este veículo de informação e formação.

Os alunos embarcaram em uma viagem com as personagens -TRACINHA, SEU PREFEITO, VOVÓ COTINHA – e interagiram intensamente no universo das histórias infantis.

Para comemorar 15 anos da CIDADE DO LIVRO Tracinha e o Seu Prefeito promovem um baile de confraternização.Todos participaram do evento com entusiasmo e alegria.

[sws_picture_frame10 src=”https://csa.osa.org.br/wp-content/uploads/2012/05/232.jpg” title=”” alt=”” align=”sws_frame_right” lightbox=”1″ album=”album” video=””] [/sws_picture_frame10] Vovó Cotinha (personagem preferida dos alunos), “recebeu as crianças em sua casa” e revelou que adorava contar histórias. Observando imagens, produzindo sons com o próprio corpo, criando personagens e situações construíram um conto coletivo junto coma a personagem.

Abaixo, textos coletivos produzidos pelos alunos de cada classe depois de ouvirem história contada por Vovó Cotinha e fotos de momentos da visita ao local:
[sws_blockquote_endquote align=”left” cite=”Alunos do 2º ano A” quotestyle=”style05″]       A MENINA QUE GOSTAVA DE MÚSICA

Era uma vez uma menina que morava em uma fazenda com a sua família.Ela gostava muito de música.
Um dia, ela e seu pai foram à cidade para comprar um instrumento musical.
Ela olhou todos os instrumentos e não gostava de nenhum, até que ela viu a bateria e resolveu que era esse o instrumento que ela queria.
Seu pai então comprou e pediu para entregar na fazenda. Enquanto a bateria não chegava, ela usou as panelas de sua mãe para tocar. Ela conseguiu amassar todas as panelas e foi preciso comprar outras novas.
Depois de cinco dias a bateria chegou à fazenda e ela pode tocar muito. [/sws_blockquote_endquote]

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”Alunos do 2° ano B” quotestyle=”style05″]          A MENINA QUE MORAVA NA FAZENDA
Era uma vez uma menina que morava em uma fazenda. Ela gostava dos animais que moravam lá: sapo, cavalo, passarinho, galo, galinha, pintinho, pato e outros.
Um dia seu pai resolveu levá-la para a cidade. E os dois viajaram em uma carroça.
Quando eles chegaram à cidade, a menina ouviu muitos barulhos. De repente todos os barulhos pararam, menos o barulho do coração.
Pai e filha foram em uma loja de instrumentos musicais. Lá ela experimentou tocar flauta, violino e violão, mas ficou encantada com a bateria.
O pai se emocionou ao ver sua filha tocando bateria pela primeira vez e logo quis comprá-la.
O instrumento demorou cinco dias para chegar à loja, enquanto isso a menina usou panela e colher para brincar de bateria.

Já na fazenda, com seu presente, a menina tocou a bateria e percebeu que os animais também têm ritmo.
Ela agradeceu seu querido pai pelo lindo presente.
[/sws_blockquote_endquote]

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”Alunos do 2° ano C” quotestyle=”style05″]             A MENINA E A BATERIA
Era uma vez uma menina que morava numa fazenda. Ela cuidava dos animais da fazenda e gostava muito de fazer este trabalho e do som que eles faziam.
Um dia o pai dela disse que a levaria para a cidade. Na cidade iria comprar um presente para ela.
Na cidade havia muito barulho e ela viu que neste lugar tudo era diferente da fazenda.
Passeando pelas lojas da cidade ela quis entrar em uma loja de instrumentos musicais. Então, ela e o pai entraram e viram um violino. A menina tocou, mas não gostou. Depois resolveu tocar uma flauta, mas não conseguiu colocar os dedos nos furos do instrumento. Viu também um violão, porém os dedinhos pequenos não a deixavam tocar.
Então, se virou e viu uma bateria. Ficou encantada com o aparelho e resolveu tocar. O pai percebeu que a filha sabia tocar o instrumento e resolveu comprar este presente. O dono da loja disse:
— Senhor, a sua compra vai demorar cinco dias para chegar na loja. Pode vir buscar depois.
A menininha foi para casa chateada esperar o presente. Porém, cansada de esperar, pegou três panelas e começou a bater fazendo som alto. Ela gostou de tocar as panelas, mas queria seu presente.

A garotinha voltou com o pai para a cidade para pegar o presente. Quando chegou na loja viu a bateria e uma banda tocando vários instrumentos. A menina ficou feliz com seu presente e voltou para a fazenda com o pai. [/sws_blockquote_endquote]

Ellen, Márcia e Rosely

Tutoras do 2º ano