Como atividade complementar e prática relacionada ao estudo dos Vegetais, o 7º ano visitou o Jardim Botânico de São Paulo, uma importante área verde da capital, que ainda preserva um pouco da vegetação nativa que cobria originalmente a região, na qual hoje temos nossa cidade.
Os alunos conheceram o Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues” e visitaram sua exposição permanente, que aborda a história do Instituto do Jardim Botânico, da Botânica no Brasil e uma rica coleção de frutos, sementes, madeiras e óleos essenciais. Também puderam passear pelas estufas que reproduzem, em pequena escala, dois importantes ecossistemas brasileiros – o Cerrado e a Mata Atlântica.
Por fim, percorreram uma pequena trilha até a nascente do riacho do Ipiranga, marco da independência de nosso país. Ao longo do percurso, todos puderam observar não só exemplares da rica vegetação, mas alguns dos peculiares “moradores” do Jardim, como o macaco bugio, a garça, o quero-quero, diversas espécies de lagartos, frangos d´àgua, Amazonetta brasiliensis (pato conhecido como pé-vermelho) e uma infinidade de outras aves.
Certamente essa experiência deixou marcas em seus participantes, que puderam vivenciar momentos únicos de contato tão próximo com a Natureza – algo incomum no cotidiano de nossa grande metrópole.
Fabíola C. Albuquerque, professora de Ciências