fbpx

A arte e a natureza – 1º ano inspirado em Christina Oiticica

Christina Oiticica é uma artista plástica brasileira. Certo dia resolveu pintar ao ar livre, em meio a natureza, quando terminou deixou secar sua obra ali mesmo. No dia seguinte, ao buscá-la, descobriu que o pó, a terra, as folhas e alguns insetos haviam sido integrados à tela.

Passou, então, a enterrá-las e buscar tempos depois…

Os alunos do 1º ano, movidos pela curiosidade também realizaram este experimento. Reunidos em duplas e trios, antes das férias, pintaram telas utilizando guache e pincel,  enterraram suas produções em vasos com terra que ficaram sob sol e chuva durante 40 dias.

 Ao retornarmos em agosto, “desenterramos” as obras e pudemos ver como a ação da natureza interferiu de maneira especial em cada uma delas. Nas telas que foram colocadas diretamente na terra observamos insetos, gravetos e manchas incorporadas a ela. Naquelas que colocamos em saquinhos plásticos observamos os “mofos” que surgiram, em outras o desenho quase que desapareceu por completo pois a chuva deixou que a tinta e a terra ficassem de uma só cor!

Foi uma experiência artística interessante, pois os alunos puderam perceber que cada tela sofreu modificações diferentes e únicas, cada uma tinha uma marca própria! Confiram as fotos.

Daniela Grillo e Mõnica Abdou

Tutoras do 1º ano

Assine nossa newsletter