Vale do Paraíba/SP – 8º ano

Visita à fábrica da Nestlé e ao MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro 

Durante as aulas de História foi objeto de nossas discussões a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX, bem como as transformações que o evento gerou nas vidas daqueles que estavam diretamente envolvidos com o cotidiano das fábricas – os operários. Por meio de textos historiográficos, documentos históricos, charges e ilustrações conseguimos conhecer mais profundamente os impactos que a industrialização provocou nas condições de vida dos trabalhadores.

No 7º ano de 2016, as turmas que compõem o 8º ano de 2017 estudaram em Geografia o processo que gerou a industrialização do Brasil, em suas várias etapas e nuances, desde meados do século XIX até o século XX. Nesse momento verificaram, por exemplo, que após a 2ª Guerra Mundial houve a expansão das empresas multinacionais pelos países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil. Foi nesse contexto que a Nestlé chegou ao nosso país, em 1957.

Neste trimestre nossos alunos tiveram a oportunidade de ter uma aula diferenciada, dentro da própria fábrica…

Como a Nestlé oferece uma estrutura capaz de permitir a trajetória próxima à linha de produção, a visita à fábrica foi a forma mais concreta de proporcionarmos aos alunos a possibilidade de aplicar os conceitos abordados teoricamente e relacioná-los à experiência real, preenchendo de significados o que foi estudado durante as aulas.

Além disso, com a visita ao entorno do Vale do Paraíba, entre os municípios de São José dos Campos e Caçapava, os alunos puderam compreender a importância histórica e econômica da região entre os séculos XIX e XX, a partir da identificação das principais características do ciclo do café, passando pelos períodos industrial e tecnológico, presentes na megalópole até hoje.

Megalópole? Conurbação? Metrópole? Conceitos analisados nas aulas de Geografia e visualizados em nossa saída!

Maria Rita Vieira, professora de Geografia e História – EF