Qual o texto que tem sabor de infância?
Você lembra de alguma cantiga de roda, brincava de parlenda para iniciar uma brincadeira, recitava versinhos?
Se você conseguiu responder essas perguntas já entendeu a escolha do projeto. Esse tema proporciona situações de aprendizagem por terem uma linguagem fácil, textos curtos, rimas e brincadeiras. Esses tipos de textos auxiliam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, pois eles possuem versos ou trechos que se repetem.
Nosso objetivo foi descobrir que a escrita representa a fala; conhecer diversas poesias e seus autores, bem como parlendas e músicas de domínio popular; enriquecer o vocabulário, ampliar o repertório de textos memorizados pelos alunos, incentivando a prática de recitá-las; promover a socialização destes conhecimentos junto às famílias; promover a diversão, o prazer e a atenção ao ouvir e recitar poesias, parlendas e cantigas de roda.
Diversas atividades foram realizadas a fim de enriquecer o processo como rodas de leituras, enviando alguns desses tipos de texto para a escola, parlendas e cantigas pelas crianças em cartazes, organização de vários momentos de escuta, reescrita de diversos textos, alterando algum elemento do mesmo, entre outros.
Confiram alguns momentos!
Cristiane, Elen e Regiane
Tutoras do 1º ano