Programação de férias – 2016

roteirocultural-2016

A equipe do colégio Santo Agostinho, comprometida com a formação integral dos seus alunos, todo ano no mês de Julho, sugere um roteiro de férias como forma de ampliação e fortalecimento do desenvolvimento cultural.

Assim, esperamos contribuir para o aproveitamento deste período de descanso, tempo de lazer, mas também de oportunidade para aprender no contexto social.

Conheça detalhes sobre as indicações do roteiro elaborado por Solange Braga, bibliotecária do CSA – SP.

Direção pedagógica

São Paulo é conhecida mundialmente por ser um polo de efervescência cultural. São diversos eventos para todos os gostos e bolsos – de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios, exposições e espaços de leitura – que acontecem diariamente na cidade. E o melhor, a maioria deles, é gratuito.

Unibes CulturalUnibes (200x200)

São Paulo ganha um novo espaço de cultura: Unibes Cultural

Localizada em uma das regiões mais nobres da cidade, Rua Oscar Freire, 2.500, ao lado do Metrô Sumaré, a Unibes Cultural está instalada num generoso complexo de 5000 m² projetado por Roberto Loeb, um dos principais arquitetos do Brasil. Partindo do princípio que a cultura é um dos pilares para o desenvolvimento humano e atendendo à necessidade de um espaço de convivência coletiva que promova e amplie diferentes formas de conhecimento, a Unibes Cultural nasce como um espaço, aberto a riqueza da diversidade e que estimula a troca de conhecimento entre todas as idades. Com programação gratuita para todas as idades, a Unibes cultural reúne o melhor da Música, Cinema, Design, Teatro e as mais diversas manifestações artísticas. Confira: http://unibescultural.org.br/oficinas/roda-roda-cultural/ferias-julho-kids-que-arrebenta/109

sescsp (200x51)SESC SP

As unidades do Sesc em São Paulo têm uma programação especial para o mês de Julho. Com muita variedade e diversão para toda a família. Acompanhe: http://www.sescsp.org.br/programacao/#/tagcloud=nuvem/ct=busca-por-atividades/busca-por-atividades=8

São PauloSampa (200x160)

Fascinante, São Paulo é uma metrópole superlativa em tudo, inclusive na diversidade. Efervescente caldeirão de estilos e culturas onde convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, também é um grande centro de entretenimento: são mais de 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de 90 centros culturais e 110 museus, além de inúmeras casas noturnas dos mais diversos estilos para uma das noites mais agitadas do planeta. Sem falar nas compras – com 79 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado. E na gastronomia – há mais de 12,5 mil restaurantes, com 52 tipos de cozinha de todas as partes do mundo. Por motivos assim, vale muito a pena descobrir esta cidade global, repleta de conhecimento, tendências, cheiros e cores. Confira:      http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar

Bora_ai (200x105)Bora ai

O site traz informações sobre passeios, peças, filmes, shows, exposições e atividades para crianças, dicas de oficinas e campeonatos esportivos. Há três anos, quando Lina Brochmann se tornou mãe, a nova rotina incluía saber onde passear com a família. Dessa necessidade, Lina decidiu criar o site Bora ai. Confira: http://bora.ai/

MASP – Museu de Arte de São PauloMasp (200x134)

Exposição – Histórias da infância

“Cada criança é uma lei em si mesma” —Mario Pedrosa

Histórias da infância reúne múltiplas e diversas representações da infância de diferentes períodos, territórios e escolas, da arte africana e asiática à brasileira, cusquenha e europeia, incluindo arte sacra, barroca, acadêmica, moderna, contemporânea, e a chamada arte popular, bem como desenhos feitos por crianças. Confira: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=261&periodo_menu=breve

CCSP (200x108)CCSP – Centro Cultural São Paulo

Em uma área de 46 500 metros quadrados, o Centro Cultural São Paulo é um espaço público de cultura e convívio. Foi inaugurado em 1982, a partir de um projeto de extensão da Biblioteca Mário de Andrade. Os quatro andares são ocupados por conjunto de bibliotecas com acervo multidisciplinar e programação de teatro, dança música, literatura, artes visuais e cinema e também coleções, como a coleção de Arte da Cidade, Discoteca Oneyda Alvarenga, Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, Arquivo Multimeios e Coleção Memória do Centro Cultural São Paulo. Abriga ainda a Gibiteca Henfil, que possui 120 000 gibis, álbuns, livros e revistas temáticas. E o melhor, a maioria dos eventos é grátis. Confira:   http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao.html

CinemaCinemark (200x99)

Se você é fã de cinema, programe-se. A Rede Cinemark possui uma super promoção, “Sessão Desconto CINEMARK”, que dá direito de segunda à sexta-feira, no horário das 14h (exceto feriados) a um preço pra lá de especial.

O valor promocional será de R$ 6,00 reais (inteira) e R$ 3,00 (meia) sempre às 14h não esqueça.

Programação completa do cinema e muitas outras promoções podem ser consultadas no sitehttp://www.cinemark.com.br/promocoes/bilheteria

Teatro

galinha (200x129)

 Galinha Pintadinha em O ovo de novo

Explicar para uma criança que ela ganhará um irmão – e, logo, terá de dividir a atenção dos adultos – não é tarefa fácil. Os pais do menino Carlos Henrique (Nicolas Cruz) enfrentam este dilema. Para ajudá-lo a aceitar e curtir a situação, entra em cena uma das personagens mais queridas dos novinhos, que acumula três bilhões de acessos em seu canal no You Tube – a Galinha Pintadinha. No espetáculo, quinze canções são interpretadas pela Baratinha (Cássia Raquel, de fôlego impressionante).

A trupe fica completa com o galo Carijó e outros bichos que fazem o protagonista ver o aumento da família com outros olhos. Confira:

http://www.theatronetsaopaulo.com.br/programacao/141/GALINHA%20PINTADINHA%20EM%20OVO%20DE%20NOVO.html

Dica: Cliente NET tem 50% desconto.

Indicações de Leitura

Nas férias podemos fazer coisas para as quais não encontramos tempo na correria cotidiana. A leitura é uma delas. Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias!

depois (139x200)Depois de você

MOYES, Jojo – Editora Intrínseca

Quando uma história termina, outra tem que começar.

Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Romance

A cozinha encantada dos contos de fadascozinha (134x200)

CANTON, Katia – Editora Companhia das Letrinhas

Cozinhar é uma tarefa mágica. Um punhado de farinha, manteiga e ovos pode se tornar um lindo bolo, assim como um copo de leite gelado com sorvete e morangos vira um delicioso milk-shake. Com um pouco de persistência e criatividade, as coisas se transformam, ganham brilho, vida e graça, como num passe de varinha de condão.

Neste livro, Katia Canton reuniu o encanto da culinária com a fantasia dos contos de fadas para apresentar as diversas receitas que aparecem em histórias como Cinderela, Pele de Asno, O Gato de Botas e muitas outras.

Contos de fadas – Receitas culinárias

vampiros (139x200)Os mistérios do corvo Edgar: vampiros e volts

SEDGWICK, Marcus – Editora Fundamento

Vampiros! gritou Valevine. Vampiros no castelo!

É Halloween, o feriado predileto da família Outramão, e os preparativos estão a toda para o Grande Baile no castelo. Solstícia está ocupada jogando teias de aranha falsas nas teias de aranha verdadeiras, Valevine está cheio de energia e atrapalhando os planos de todos e Matinho, bem… Matinho está mais faminto do que nunca. Nem a tristeza inexplicável de Menta poderá arruinar essa festa!

Contudo, quando os convidados começam a chegar, não demora muito para o astuto corvo Edgar perceber que há uma predominância monstruosa de fantasias de vampiro. E nem todos os convidados têm dentes falsos! Será que Edgar conseguirá expulsar os monstros do castelo antes que algum desastre aconteça?

Una-se à estranha família Outramão e ao velho corvo Edgar enquanto eles lutam contra seu maior inimigo: o castelo amaldiçoado em que vivem!

Mistério – Aventura

Fome de aventura: o caso da bicicleta roubadabike (137x200)

CAPRIA, Carolina, MARTUCCI, Mariella – Ed. Fundamento

Quem roubou a bicicleta da Sra. Holandesinha? Aonde leva a misteriosa nota fiscal encontrada no lugar do furto? E que tipo de ladrão é esse, que devolve depois de algumas horas as bikes que roubou?

É um mistério sensacional que surge no restaurante do Vovô Nicola, um comércio incrustado no alto de uma longa escadaria entre os becos de Nápoles. E já que o inspetor Indelicado, o mais amado inspetor da TV, se recusa a resolver o caso e pretende terminar de comer em paz o seu spaghetti al vongole, caberá a Emma, Alessandro e Gianpaolo mergulharem de cabeça nessa investigação.

Atrapalhados pelos mimadíssimos primos Palumbo e com a ajuda de um cachorro capaz de farejar uma linguiça do outro lado da cidade, os três amigos deverão usar toda a intuição (e uma pitada de coragem) para resolver o caso. A partir de agora, ninguém poderá deter a Turma das Almondegas!

Mistério – Aventura

como (139x200)Como eu era antes de você

MOYES, Jojo – Editora Intrínseca

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Romance

Tudo mudatudo (165x200)

BROWNE, Anthony – Editora Zahar

Quando a mãe de Gregório chegar em casa, as coisas vão mudar. Foi o que disse o seu pai. E elas mudam – das maneiras mais extraordinárias…

Em Tudo muda, Anthony Browne aborda, com sua perspectiva singular e suas formidáveis ilustrações, o tema da mudança na vida de uma criança.

Gregório está em casa, curioso e cheio de expectativa. Seu pai foi buscar sua mãe e avisou que as coisas iam mudar. Mas não disse o quê. E o pequeno Gregório começa a imaginar as mudanças mais incríveis ao seu redor – a chaleira se transformando em gato, a poltrona-gorila, a bola que vira pássaro e sai voando. Então, seus pais chegam, trazendo uma surpresa.

Relacionamento familiar

vozes (169x200)Vozes no parque

BROWNE, Antony – Editora Zahar

Um mesmo passeio no parque contado por quatro vozes diferentes – oferecendo ao leitor perspectivas muito diversas e dando a uma história simples uma profundidade fascinante. Um convite para nos colocarmos no lugar do outro, para ampliarmos nosso horizonte e para pensarmos sobre algumas questões como o isolamento, a amizade e as coisas estranhas em meio ao familiar – temas que são sempre caros ao autor.

As ilustrações de Vozes no parque são expressivas e provocadoras, revelando sempre algo novo numa segunda olhada, ou terceira…

Sentimentos – Valores

Jackie: uma campeã olímpicajackie (200x199)

BARCINSKI, Fabiana, LACERDA, Rodrigo – Editora Zahar

Das equipes mirins de vôlei de quadra ao ouro da primeira medalha olímpica feminina brasileira no vôlei de praia; das batalhas pelo reconhecimento das mulheres no esporte ao prêmio da Unesco por seu projeto que incentiva a educação por meio da prática esportiva – essa é a inspiradora história de Jacqueline Silva, a Jackie do vôlei.

Ao ser banida do vôlei de quadra no Brasil, Jackie voltou-se para o vôlei de praia nos Estados Unidos, participou de sua elevação à categoria olímpica e conquistou o ouro em Atlanta ao lado de sua dupla Sandra Pires, em 1996. Sem se acomodar com a fama e sempre acreditando no poder do esporte e na capacidade de autodeterminação das pessoas, fundou o Instituto Jackie Silva, onde desenvolve atividades de formação de jovens.

Escrito por Rodrigo Lacerda e Fabiana Barcinski e ilustrado por Guazzelli, o livro inclui também informações práticas para o pequeno leitor compreender melhor o universo do vôlei: os fundamentos e as regras básicas da modalidade, acompanhados de desenhos explicativos; uma tabela com a participação feminina brasileira nas Olimpíadas e as medalhas conquistadas; e uma linha do tempo da carreira de Jackie.

Vôlei – Olimpíadas

lugar (139x200)Um lugar chamado liberdade

FOLLET, Ken – Editora Arqueiro

Desde pequeno, Mack McAsh foi obrigado a trabalhar nas minas de carvão da família Jamisson e sempre ansiou por escapar. Porém, o sistema de escravidão na Escócia não possui brechas e a mínima infração é punida severamente. Sem perspectivas, ele se vê sozinho em seus ousados ideais libertários.

Durante uma visita dos Jamissons à propriedade, Mack acaba encontrando uma aliada incomum – Lizzie Hallim, uma jovem bela e bem-nascida, mas presa em seu inferno pessoal, numa sociedade em que as mulheres devem ser submissas e não têm vontade própria. Apesar de separados por questões políticas e sociais, os dois estão ligados por sua apaixonante busca pela liberdade e verão o destino entrelaçar suas vidas de forma inexorável.

Das fervilhantes ruas de Londres às vastas plantações de tabaco da Virgínia, passando pelos porões infernais dos navios de escravos, Mack e Lizzie protagonizam uma história de paixão e inconformismo em meio a lutas épicas que vão marcá-los para sempre.

Romance inglês

A última chancechance (139x200)

PARKKOLA, Seita – Editora Callis

Por conta de seu ‘mau comportamento’, Storm é enviado para a escola da última chance, uma escola com disciplina rígida e voltada para jovens problemáticos. porém, há algo de muito errado nesse lugar. Os alunos não são… normais e coisas muito estranhas começam a acontecer. Storm passa a ser seguido, vigiado, ameaçado, castigado e, para completar, tiram dele sua grande paixão: ele não pode mais andar de skate. Diante de tudo isso, só há um lugar onde ele pode encontrar apoio: a fábrica abandonada.

A última chance é um livro sobre um jovem que fará de tudo para voltar a fazer suas próprias escolhas, mesmo que para isso tenha que encarar uma verdadeira guerra.

Romance – Aventura – Mistério

Boas Férias!

 

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter