Após várias ações, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental passaram a refletir sobre seus atos e as atitudes de muitas pessoas com relação ao descarte de lixo em ambientes de uso comum como a sala de aula e a escola.
A Avaliação Geral do 3º trimestre propôs a esses estudantes uma reflexão sobre o seguinte tema: Por que muitos brasileiros jogam lixo em qualquer lugar quando estão fora de casa? A partir de discussões e reflexões realizadas durante as aulas, além de quatro textos de apoio da prova, foi necessário que analisassem o próprio comportamento e dos brasileiros de um modo geral, para compor um texto dissertativo-argumentativo (modalidade textual mais cobrada em vestibulares e concursos).
É claro que é o início do trabalho com este tipo de redação – que exige certa maturidade e desenvolvimento reflexivo – mas os alunos conseguiram demonstrar evolução tanto na produção textual quanto na conscientização da relevância da manutenção dos espaços coletivos.
Entre as ações, primeiro houve a constatação de quanto lixo os estudantes encontravam na própria sala de aula após seu uso; depois, ocorreu um intenso debate em que os alunos puderam se posicionar, explicar ou compreender por que o chão da sala de aula abrigava tanto resíduos produzidos por eles mesmos ao longo do dia. Por fim, a Avaliação Geral abriu espaço para que eles exprimissem pontos de vista sobre a questão.
Paulo Roberto Laubé, professor de Língua Portuguesa
Veja agora como ação ficou marcada nas palavras deles próprios: