Geografia e Educação Física – Tudo a ver ou nada a ver?

Quem nunca brincou de WAR? vocês sabiam que há uma adaptação desse jogo de tabuleiro para a quadra de esporte?

Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de saber como isso ocorre e experimentaram a sensação de conquistar territórios, respeitar fronteiras e conviver pacificamente com seus vizinhos, atentando aos limites do campo de ação.

Para falar de territórios e fronteiras territoriais e continentais nas aulas de Geografia, começamos nosso aprendizado sobre o assunto nas aulas de educação Física, sem falar da rrelação entre as duas estratégias (modos diferentes de ver um mesmo assunto).

Em seguida, nas aulas de Geografia exploramos o Planisfério, percebendo as fronteiras entre os diversos países e continentes, as relações que há entre um paíse outro, falamos até do respeito que deve existir entre os países para que haja uma convivência pacífica, comentamos sobre os diferentes regimes governamentais e a relação diplomática que existe entre seus governantes.

Foi possível perceber que da mesma maneira que no jogo há a necessidade de respeito às regras, na relação entre países ou pessoas é preciso que as leis também sejam respeitadas para que não ocorram conflitos e desentendimentos.

Vimos também que tudo tem um limite ou fronteira. Por exemplo: colocar o braço na mesa do colega no momento da lição, acaba ocupando o espaço do outro; ultrapassar o limite de velocidade ao passar pelo corredor pode causar um acidente; ocupar a passagem entre as carteiras com a mala dificulta o caminhar dos colegas na sala de aula etc.

Vejam quantas coisas aprendemos com um jogo e um planisfério! Ufa! Valeu a pena!!!

Profas Kátia e Luisa