Espetáculo “A Floresta d’Água” – 2º e 4º anos

Vivenciar o musical A Floresta d’Água – suíte ecológica original do compositor português Jorge Salgueiro foi enriquecedor. Além de contribuir com as aulas de Educação Musical, apresentando diferentes instrumentos, que compuseram o espetáculo, resgatou temas ambientais abordados nas aulas de Ciências, pertinentes aos dias atuais, e reforçou a compreensão de partes que compõe uma narrativa, trabalhadas em Língua Portuguesa.

Partindo do enredo sobre a aventura de uma Gotinha d’Água, cujo percurso ilustra o ciclo da água e o desenvolvimento das plantas, fomos nos sensibilizando com os sons oferecidos pela orquestra, para representar os quatro elementos: água, terra, ar e fogo. Ao longo do musical a narradora nos convocava a participar, interagindo em trechos do espetáculo com os músicos da Orquestra Didática Musical e seus bailarinos, a fim de salvar a floresta! Mas foi o apito, intitulado como Rouxinol d’água, que mais chamou a atenção!

Toda a orquestra foi devidamente apresentada e, assim, pudemos conhecer os nomes de inúmeros instrumentos dos grupos dos cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.

Ao final do espetáculo, compreendemos o quanto a destruição das florestas, feita pelo Homem, é prejudicial. Cuidar do meio ambiente é dever de todos nós!

Professoras do 2º ano e do 4º ano

Assine nossa newsletter