Dicas de Leitura: Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias!

carater (140x200)Uma questão de caráter: porque a curiosidade e a determinação podem ser mais importantes que a inteligência para uma educação de sucesso

TOUGH, Paul – Editora Intrínseca

Por que algumas crianças se tornam adultos bem-sucedidos e outras não?

Essa pergunta intriga pais e pedagogos do mundo inteiro, e a resposta mais comum tende a ser que o potencial de sucesso de uma criança varia de acordo com sua inteligência. Mas, nas últimas décadas, pesquisadores vêm constatando que notas altas e testes de QI não são indicadores de uma educação de qualidade – e muito menos uma garantia de sucesso na vida.

O jornalista Paul Tough coloca em debate o atual paradigma da educação e questiona o valor dado à ideia de que uma criança bem-sucedida é aquela capaz de memorizar todo o conteúdo transmitido na sala de aula. Em ‘Uma questão de caráter’, o autor aborda com clareza o problema e alerta – não estamos dando a devida atenção ao desenvolvimento de qualidades não cognitivas, como curiosidade e a capacidade de lidar com o estresse.

Com base em dados científicos, Tough defende que é possível proporcionar uma educação de qualidade tanto para alunos privilegiados quanto para as crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza e dependem de políticas públicas ineficientes. O objetivo – fazer com que nossos filhos estejam mais preparados para a vida e sejam capazes de conquistar realização pessoal e melhores oportunidades.

Educação de crianças – Personalidade – QI

Pastoral escolar: práticas e provocaçõespastoral (134x200)

ANJOS, Márcio Fabri dos (et al) – Editora Santuário

Com uma linguagem mais atual e dinâmica para os trabalhos da Pastoral Escolar, os autores do livro apresentam como enfrentar os desafios e questões em um mundo onde os estudantes estão cada vez mais conectados.

Com a sociedade caminhando para uma vertente mais plural, é preciso que os trabalhos pastorais nas instituições de ensino busquem solucionar questões e problemas comuns vividos pela humanidade.

Nessa publicação estão algumas sugestões de como trilhar esse caminho.

Evangelização – Pastoral

pequenoprincipe (139x200)O pequeno príncipe     –    Edição Especial

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de – Editora Cia. das Letras

Este livro foi escrito pelo francês Antoine Saint-Exupéry, que, além de escritor, foi um aviador apaixonado pelos céus, num tempo em que aviões não passavam de engenhocas e pilotar era uma espécie de hobby de gente rica ou trabalho perigoso demais.

Antoine trabalhou para a primeira empresa a entregar correspondência por via aérea, a Aéropostale, e viveu grandes aventuras nos quatro cantos do globo: passou até pelo Brasil, onde ficou por quase três anos implantando novas escalas e ganhou o apelido de ‘Zé Perri’.

Essas experiências marcaram as suas obras – inclusive O pequeno príncipe.

É por isso que, nesta edição, depois de ler a história do piloto que encontra um menino de cachos dourados no deserto do Saara, o leitor é convidado a fazer um mergulho na vida do autor e nos detalhes e curiosidades que envolvem a obra, em um posfácio recheado de fotos inéditas e informações imprescindíveis.

Romance – Aventura

Guia politicamente incorreto da história do mundoGuiaHistoria (135x200)

NARLOCH, Leandro – Editora Leya

Cintos de castidade na Idade Média? Eles nunca existiram – pelo contrário, manuais de medicina da época diziam que o prazer sexual era essencial à saúde das mulheres. Milhares de crianças foram exploradas nas fábricas inglesas do século XIX?

Está certo, mas é interessante lembrar que a Revolução Industrial, pela primeira vez, tornou o trabalho infantil desnecessário. E lembra aquela história de que as guerras e a miséria da África são consequência das fronteiras artificiais criadas pelos europeus? Há 30 anos historiadores e economistas africanos deixaram de acreditar nela.

Abaixo da superfície, a história não é tão simples quanto aquele professor militante costumava ensinar.

História universal – Curiosidades

joaninha (200x181)Joaninhas viúvas: muita água e pouca chuva

MESSIAS, Adriano – RHJ Editora

Sol a pino, céu azul, uma tarde quente… de repente… uma inundação! O que acontecia naquele jardim?

Esta inusitada história, com desenhos que retratam o olhar de pequenos seres, provoca o interesse do leitor por um texto que traz uma mensagem relacionada ao meio ambiente.

Conto – Meio ambiente

O lobisomem que quase morreu de medolobisomen (200x200)

COELHO, Ronaldo Simões – Editora Baobá

O lobisomem desta história, que quase morreu de medo, leva as crianças a se divertirem e brincarem com novas sensações. No desenvolver da história percebe-se uma mistura de humor, terror e suspense.

O texto desperta para o trabalho com temas folclóricos nas séries iniciais. O projeto editorial proporciona uma leitura fácil e agradável aos leitores iniciantes.

As imagens ilustrativas provocam a sensação de realismo ao tema da narrativa.

Conto

email (140x200)O e-mail de Caminha

RIBEIRO, Ana Elisa – RHJ Editora

Todo mundo sabe que o escrivão Pero Vaz de Caminha mandou uma carta ao Rei dom Manuel para contar sobre o “achamento” do Brasil, aliás da terra de Vera Cruz.

A carta data de 1500, em Porto Seguro. O documento sobreviveu a tempestades e trovoadas, ficou guardada em Portugal durante séculos, até que alguém a encontrou e publicou.

Pois bem, mas e se Caminha tivesse e-mail em 1500? Este livro propõe um exercício divertido de imaginação e de reflexão sobre linguagens e mídias, transformada nos e-mails e nos tweets de Caminha, a carta ganha outra feição e dá muito pano pra manga.

História do Brasil

Pequenos delitos e outras crônicasdelitosNovo (135x200)

CARRASCO, Walcyr  – Editora Moderna

Os textos de Walcyr Carrasco são retratos rápidos, fotografias instantâneas da metrópole e de seus personagens. Cada crônica é uma nova revelação: ou mostra facetas da vida despercebidas na correria de todos os dias ou coloca em palavras, pensamentos e sensações compartilhados silenciosamente por todos nós, homens e mulheres urbanos.

Carrasco escreve em primeira pessoa. Falando de si, fala de todos – e desperta a imediata simpatia do leitor.

As crônicas são, antes de tudo, exercícios da arte sutil do equilíbrio: bem-humoradas e irônicas, não perdem a elegância delicadas, não resvalam para a pieguice implacáveis na descrição dos costumes da sociedade brasileira, são também generosas, compreensivas, repletas de doçura e humanidade.

Crônicas – Humor

proibidoProibido para maiores: as melhores piadas para crianças

TADEU, Paulo – Editora Matrix

 Uma seleção divertidíssima das melhores piadas para as crianças. Um livro gostoso para ler em qualquer lugar e que vai fazer a criançada dar um monte de risadas.

Piadas infantis – Humor

Lulu Toupeira: rapidíssimo                     HQlulu (142x200)

HEITZ, Bruno – Editora Salamandra

Luisete, Lulu para os amigos, é uma toupeira velhinha e simpática – além de muito esperta. Sem dinheiro, sem passagem, ela inventa um jeito de viajar até Camarga, uma cidade distante, no sul da França, para visitar seu amigo Fernand, um ratão do banhado.

História em quadrinhos delicada e divertida, nesta primeira aventura de Lulu Toupeira os leitores vão aprender do que uma grande amizade pode ser capaz.

Aventura – Humor

ultimos (139x200)Os últimos dias de nossos pais

DICKER, Joël – Editora Intrínseca

Após a frustração de ter tido o Exército britânico encurralado em Dunquerque, Winston Churchill tem uma ideia capaz de mudar o curso da guerra – a criação de uma nova seção do serviço secreto britânico, a SOE (Executiva de Operações Especiais), responsável por conduzir ações de sabotagem e se infiltrar nas linhas inimigas. Algo jamais feito na história.

Na esperança de se juntar à Resistência, o jovem Paul-Émile deixa Paris e vai para Londres. Logo recrutado pela SOE, ele se integra a um grupo de franceses que se tornam seus companheiros de coração e de armas. Passando por formações e treinamentos intensos nos quatro cantos da Inglaterra, os selecionados voltarão para a França ocupada para contribuir na resistência. Mas a espionagem alemã está alerta. A existência da SOE por muito tempo foi mantida em segredo.

Várias décadas após o fim das atrocidades da Segunda Guerra, ‘Os últimos dias de nossos pais’ é um dos primeiros romances a abordar sua criação e a relembrar as verdadeiras relações entre a Resistência e a Inglaterra de Churchill. Dicker constrói um livro sobre amor, amizade e medo, com uma profunda reflexão sobre o ser humano e suas fraquezas.

Romance inglês – Segunda guerra mundial

Misturichosmistu (140x200)

CARVALHO, Beatriz, BUENO, Renata – WMF Martins Fontes

Depois de anos afastadas, duas amigas se reencontram e resolvem misturar suas experiências, suas histórias e seus desenhos. O resultado foi este livro em que aparecem a tucananta, o tubaranso, o macacol e outros bichos, em misturas ora bem-sucedidas, ora meio atrapalhadas.

Pretende apresentar como sugestões de exploração – descrever ou desenhar outras misturas possíveis de bichos; como seria a vida de cada uma das criaturas resultantes; por que cada um é como é.

Conto

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter