O corpo humano em 360º: desvendando em 5 viagens virtuais
WALKER, Richard, – Editora Girassol
Seja bem-vindo a uma viagem cheia de descobertas por dentro do corpo humano! Câmeras instaladas em um corpo humano virtual permite que você percorra o mesmo caminho do sangue, dos sons, da comida e do ar, graças às maravilhas da realidade virtual QTVR (Quick Time Virtual Reality).
Você também pode ver e acompanhar, de praticamente todos os ângulos, um bebê em formação. Todas as extraordinárias imagens vistas na tela são explicadas no livro, fornecendo informações para encantar e, ao mesmo tempo, instruir o leitor.
Atlas do Corpo Humano – Acompanha CD-ROM
Philia: derrote a depressão, o medo e outros problemas aplicando o Philia no seu dia a dia
ROSSI, Marcelo, Pe. – Editora Principium (Globo)
‘Philia’ é o amor dos pais por seus filhos, o amor entre irmãos, entre amigos. Após o sucesso de Ágape e Kairós, com mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Padre Marcelo trata as questões de forma simples e direta, com exemplos práticos e orações, apresentando caminhos de esperança e superação através do amor fraternal.
São 14 capítulos que buscam curar os males da alma: depressão, ansiedade, tristeza, pessimismo, medo, remorso, vício, desemprego, maledicência, inveja, ciúme, ira, ingratidão e autoimagem.
Religiosidade – Amor
DERDIK, Edith – Editora Panda Books
A artista plástica Edith Derdyk volta a explorar o universo infantojuvenil com leveza. Em A porta da Terra, a autora não deixa dúvidas de que pode existir, sim, amizade entre pessoas que pensam de formas diferentes. Para mostrar isso às crianças, ela apresenta os personagens Zeca e Joana.
O garoto é super-racional e procura sempre aplicar a lógica às questões do dia a dia; a menina, por outro lado, tem fantasia, curiosidade e muita imaginação na cabeça. Os dois se juntam, compartilham manias e embarcam numa amizade cheia de aventura! É a própria autora que assina também as lúdicas ilustrações, dando ainda mais personalidade à obra.
Diferenças individuais
A flor de Lirolay: e outros contos da América Latina
BODENMÜLLER, Celina – Editora Panda Books
Antes de existirem os livros, as pessoas se reuniam para ouvir e contar histórias, que eram passadas oralmente de geração para geração. A fim de resgatar a tradição oral América Latina antes da colonização europeia, Celina Bodenmüller e Fabiana Prando reuniram nesta obra 22 contos tradicionais da cultura de diferentes povos que habitavam a região.
Criaturas mágicas, animais típicos, índios nativos e divindades astecas dividem espaço com personagens dignos de contos de fadas, como príncipes, princesas e bruxas, clara influência europeia na cultura dos povos colonizados. Essa mistura de referências é reforçada nas ilustrações de Samuel Casal, que abusa das cores quentes e dos traços expressivos. Um capítulo especial ao fim do livro traz curiosidades históricas da América Latina, que contribuem para atrair ainda mais o público infantojuvenil.
Contos Latino Americanos
Podres de mimados: as consequências do sentimentalismo tóxico
DALRYMPLE, Theodore – Editora É realizações
Diferentemente de outras duas obras do autor, ‘A Vida Na Sarjeta’ e ‘Nossa Cultura… Ou o Que Restou Dela’, que são coletâneas de artigos sobre temas diversos, ‘Podres de Mimados’ trata de um único tema: como o culto do sentimento “tem destruído nossa capacidade de pensar e até a consciência de que é necessário pensar”. Ou, em outras palavras, quais são as consequências sociais e políticas das ações de uma sociedade que se permite pautar predominantemente pelos sentimentos.
Ciências sociais – Educação – Punição / Filosofia
Os diários de Bluebell: a vida depois de Iris
FARRANT, Natasha – Editora WMF Martins Fontes
Iris, irmã gêmea de Blue Gadsby, morreu há três anos, e sua família nunca mais foi a mesma. Numa série de transcrições de filmes e textos de diário que fará o leitor rir, chorar e agradecer a dádiva de ter uma família, Bluebell capta de maneira pungente o sofrimento e as tribulações de sua família, que se desintegra, se transtorna completamente e finalmente consegue se recompor.
Romance – Ficção – Diário
Memórias mal-assombradas de um fantasma canhoto
AGUIAR, Luiz Antônio – Editora Saraiva
O casarão Ótis é rodeado de mistérios e deixa muita gente com medo. Mas não os Achudos, uma destemida turma de adolescentes que resolve desvendar os segredos dessa mansão abandonada. Anjão, o gênio da turma, quer testar uma teoria sobre fantasmas e recruta os amigos para a missão. Mas o fantasma que encontram não é nada convencional: Sir Simon de Canterville tem muito o que ensinar, entre uma assombração e outra.
Aventura – Mistério
ALPHEN, Jean-Claude R. – Editora Cia. das Letrinhas
Era uma vez uma cidade particular. Nela viviam seres especiais, todos diferentes um do outro. Cada um tinha o seu jeito e a sua turma, e não se misturavam com qualquer um. O-que-sorri era parente próximo d’O-que-assobia, que por sua vez era amigo d’O-que-quer-ficar-livre e d’O-que-cata-borboletas. Mas eles não podiam chegar perto de tipos como O-que-olha-o-relógio, O-que-conta-dinheiro, O-que-espera-pelo-pior, O-que-sempre-diz-não etc. (E muitos se identificavam com esse último tipo.)
Acontece que um belo dia O-que-olha-o-espelho olhou um pouco mais para o lado e se deu conta de que existia outro tipo de beleza além da sua própria: era O-que-tem-cabelos-lisos. Foi paixão à primeira “olhada”, e também um escândalo, pois os dois não pertenciam ao mesmo grupo, de jei-to ne-nhum! Esse incidente se espalhou como fogo na floresta e logo a cidade estava transformada, e a encrenca, armada — O-que-acha-que-vai-dar-tudo-errado que o diga…
Conto – Amizade – Inclusão
GARCIA-ROZA, Livia – Editora Cia. das Letrinhas
De uma hora para a outra, a floresta se encheu de rugidos e ninguém mais conseguia dormir. Um som daqueles só podia vir da garganta do grande rei. Mas desta vez ele não estava bravo; o coitado estava doente, com muita dor de garganta. Entre os animais, não se falava em outra coisa. O que fazer? Quem iria ajudá-lo? Onde estava a mãe dele?
Encarar aquele bocão aberto não era tarefa das mais fáceis, e a bicharada se juntou para achar uma solução. Sobrou para a velha Tartaruga, eleita por todos como a mais experiente. Só ela mesmo para amansar a fera. Assim, munida de sua bengala e de algumas gotinhas medicinais, dona Tartaruga vai até a toca do Leão. Será que vai dar certo?
Conto – Amizade
BLOM, Philip – Editora Record
Europa, início do século XX: um mundo à deriva, uma era pulsante de criatividade e contradições, às voltas com questões como terrorismo, globalização, imigração, consumismo, o colapso dos valores morais e a rivalidade entre as superpotências. O século XX não nasceu nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, mas nos quinze vertiginosos anos que a antecederam.
Nesse curto período, surgia uma nova ordem mundial, em trágica contradição com a antiga. Foram os anos em que as repercussões políticas e individuais da Revolução Industrial fizeram-se sentir em todo o mundo: as cidades cresciam como nunca à medida que as pessoas fugiam do campo e de suas identidades tradicionais; a ciência criava novas possibilidades, e também novos pesadelos; a educação mudava a percepção de milhões de pessoas; e as mulheres buscavam mudar seu lugar na sociedade.
Da tremenda expectativa de um novo século encarnada na Exposição Universal de Paris em 1900 ao assassinato de um arquiduque Habsburgo em Sarajevo em 1914, Philipp Blom faz a crônica, ano a ano, dessa época extraordinária. Primeiros-ministros e camponeses, anarquistas e atrizes, cientistas e psicopatas misturam-se no palco de um novo século, neste retrato de uma época opulenta e instável à beira do desastre.
História geral – Europa – História, 1871-1914
BYRNE, Richard – Editora Panda Books
Bella estava passeando pela página do livro quando, de repente, seu cachorro Bolota desaparece. Para encontrar o seu amigo, Bella contará com a ajuda de Beto – e do leitor também – para resolver o mistério do livro comilão.
Conto
EGELAND, Tom – Editora Callis
Robert é um garoto de 14 anos como qualquer outro. Só que ele nem imagina o que o espera ao acompanhar a mãe arqueóloga na escavação de uma catacumba desconhecida em Roma. Passado e presente se unem em um mistério antigo, repleto de símbolos vikings, egípcios e cristãos. E ainda há monges ameaçadores e uma garota enigmática.
Com pegada acelerada e enredo à lá Dan Brown, a trama promete não dar trégua ao leitor! O livro também inclui notas e curiosidades que agradarão os mais curiosos. Eletrizante!
Aventura – Mistério
BAREDES, Carla, LOTERSZTAIN, Ileana – Editora Callis
Precisamos delas para crescer com saúde, mas nem sempre sabemos onde encontrá-las. São as vitaminas! Aqui, o pequeno leitor entenderá o papel de cada uma e em quais alimentos elas estão. O destaque fica por conta das imagens: fotos coloridas e cheias de brincadeira, que transformam os alimentos do dia a dia em personagens engraçados!
Depois de conhecer as vitaminas e descobrir onde encontrá-las, os pequenos são incentivados a combinar todos esses alimentos de forma criativa e variada. Vai ficar uma delícia!
Crianças – Nutrição
SANIEE, Parinoush – Editora Bertrand Brasil
Cinco décadas da história do Irã num romance proibido arrebatador
Adolescente na Teerã pré-revolucionária, Massoumeh é uma menina comum, apaixonada pelos estudos. A caminho da escola, ela conhece um homem por quem se apaixona — mas, quando seus familiares descobrem as cartas que ele lhe escreve, Massoumeh é apontada como uma desonra para a família. Como consequência, a jovem leva uma surra violenta do irmão autoritário, e seus pais a obrigam a se casar às pressas com um homem que ela nunca viu.
Os anos que se seguem ao casamento de Massoumeh revelam-se transformadores para o Irã. Hamid, seu marido, é um dissidente marxista, perseguido primeiramente pelo regime opressor do Xá e depois pelos fundamentalistas que ele próprio ajuda a chegarem ao poder. O destino de Massoumeh, até então ditado pela lealdade à família e à tradição islâmica, passa a ficar atrelado às mudanças radicais no país.
‘O livro do destino’ abrange cinco décadas turbulentas da história do Irã, em que prevaleceu a repressão, o abuso, a miséria e a privação. É uma história intensa sobre amizade e paixão, medo e esperança — e uma rara visão interna da sociedade iraniana.
Romance iraniano
Solange Braga – Bibliotecária