Dicas de Leitura | Abril

O Universo de Jorge Amado: caderno de leituras e orientações para o trabalho em sala de aula Schwarcz, Lilia Moritz – Editora Companhia das Letras
O Caderno de Leituras faz parte das atividades que acompanham a reedição da obra de Jorge Amado pela Companhia das Letras. Com a coordenação de Lilia Moritz Schwarcz e Ilana Seltzer Goldstein, o caderno pretende dar apoio didático aos professores do ensino fundamental e médio que queiram utilizar a obra do romancista baiano nas escolas. Aqui são analisados diversos temas intimamente relacionados à vida e à obra de Jorge Amado: a construção/divulgação de certa representação do Brasil, as conflituosas e interessantes relações entre arte e política, além da análise de sua visão ímpar de mestiçagem racial/cultural e do sincretismo religioso.

 

Rangers, Ordem dos Arqueiros: ruínas de Gorlan, Flanagan, John – Editora Fundamento
Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

As margens da alegria
Rosa, João Guimarães – Editora Nova Fronteira
O livro é um dos contos de ‘Primeiras estórias’, visa apresentar um editorial diferenciado para conquistar outras gerações de leitores e possibilitar diferentes tipos de leitura. A história desenrola-se numa região não especificada, mas reconhecível, embora o seu cenário seja apenas esboçado.

 

 

Numa fração de Segundos
Ramos, Anna Claudia – Editora Paulinas
Andrei tinha acabado de completar 19 anos, quando um trágico acidente de carro muda tudo, da noite para o dia, numa fração de segundos. Ao perder seu melhor amigo e ficar paraplégico, ele tem que reaprender a viver. Nessa jornada nada fácil, repleta de mudanças e desafios, surge o esporte e novas amizades, trazendo motivação e força para superar todos os obstáculos.

 

 

 

 

Faça Acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar
Sandberg, Sheryl – Editora Companhia das Letras
As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres. A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso. Neste livro absolutamente inspirador, Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.

 

 

Sorte Segue a Coragem: oportunidades, competências e tempos de vida
Cortella, Mario Sergio – Editora Planeta
“Todo mundo já usou algumas dessas justificativas para o insucesso: “Eu tento, tento e não funciona”; “não tenho sorte”; “não dou para o negócio”; “por mais que eu ande, não saio do lugar”; “não fico fazendo marketing pessoal“. Em vinte capítulos, discute comportamentos comuns a todos e aponta caminhos para que cada um cultive a própria sorte.

 

 

 

 

Longe de Casa: minha jornada e histórias de refugiadas pelo mundo
Yousafzai, Malala – Editora Seguinte
Ao longo de sua jornada, a paquistanesa Malala Yousafzai visitou uma série de campos de refugiados, o que a levou a pensar sobre sua própria condição de migrante, primeiro dentro de seu país, ainda quando criança, e depois como ativista internacional, livre para viajar para qualquer canto do mundo, exceto sua terra natal. Trata-se de um livro de memórias e de uma narrativa coletiva. Malala explora sua própria trajetória de vida e apresenta as histórias de nove garotas de várias partes do mundo, do Oriente Médio à América Latina, que tiveram que deixar para trás sua comunidade, seus parentes e o único lar que conheciam.

 

Plano B: como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade
Sandberg, Sheryl; Grant, Adam – Editora Fontanar
Plano B combina as percepções pessoais de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, com a pesquisa esclarecedora de Adam Grant, autor best-seller do New York Times, para ajudar o leitor a encontrar forças diante da dificuldade. Partindo de uma experiência dolorosa de encontrar o marido, Dave Goldberg, caído no chão de uma sala de ginástica, Sheryl abre seu coração, e seu diário, para descrever a dor e isolamento que sentiu após essa perda. Mas Plano B vai além: mostra como outras diversas pessoas superaram adversidades, incluindo doença, perda do emprego, agressão sexual, desastres naturais e violência de guerra, em histórias que revelam a capacidade do espírito humano de perseverar e redescobrir a alegria.

 

Originais: como os inconformistas mudam o mundo
Grant, Adam – Editora Sextante
Qual é o segredo das pessoas originais? Será que a criatividade é uma qualidade inata ou uma habilidade que pode ser estimulada ou mesmo aprendida? Em seu novo livro, Adam Grant desmistifica muitas das crenças que existem em torno das mentes criativas.
Ele recorre a uma série de estudos e histórias reais envolvendo o mundo dos negócios, a política, os esportes e o universo do entretenimento para mostrar como qualquer pessoa pode aprimorar sua criatividade, tornar-se capaz de identificar e defender ideias verdadeiramente originais, combater o conformismo e romper com tradições obsoletas.

 

Donana e Titonho
Parreiras, Ninfa – Editora Paulinas
Donana e Titonho não enaltece a pobreza nem a desdenha, mas conta a história de brasileiros, sem maquiagem. O olhar narrativo vê, com poesia filosófica, a crueza da vida marcada de uma realidade nua. A história triste é compensada pelo ritmo alegre dos versos, sugerindo, quem sabe, uma circularidade à moda dos mitos, onde a vida só nasce depois que é experimentada a morte, simbolicamente. Surge um signo de esperança, mas não sem a preservação da consciência da realidade. Donana e Titonho é uma narrativa que emociona, na qual a linguagem é cuidadosamente trabalhada. Linda poesia, lapidada com o melhor requinte do trato da língua portuguesa, com sotaque de Brasil. As ilustrações de André Neves emolduram com traços fortes e sensíveis a narrativa, em que texto e imagens dão voz a Donana e Titonho.

Patinho Feio
Villela, Bia – Editora Paulinas
Com uma adaptação do conto O patinho feio, a autora dá um novo dinamismo à história e propõe diversas releituras deste clássico. Ela faz uso lúdico de traços, formas geométricas e cores.

 

 

 

 

 

O menino que tinha medo, mas muito medo Martins, Cláudio – Editoras Paulinas
O conto apresenta linguagem lúdica, imagens fantasmagóricas, mas carregadas de humor e tudo cheio de fantasia em contraste com o enorme medo que o personagem tinha.
Essa forma humorada e caótica de lidar com o medo revoluciona a cidade onde se passa a história, as pessoas e o medo. As soluções encontradas para vencer o medo são interessantes, o estapafúrdio ganha espaço no desenrolar da trama e é o que vai resolver a questão do medo. As ilustrações imprimem um dinamismo e um passeio por diferentes focos e perspectivas. As imagens trazem movimento e surpresas, a saber, elementos não mencionados no texto, sem, no entanto, trair a proposta da história. A linguagem verbal e não verbal comunga de uma ideia que é comunicar a história com inventividade.

Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia
Lajolo, Marisa; Schwarcz, Lilia Moritz – Editora Companhia das Letrinhas
E se Monteiro Lobato resolvesse contar sua história para as crianças de hoje em dia? Descobriríamos como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia e tantos outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo foram criados? Essa é a proposta deste livro, escrito por Marisa Lajolo e Lilia Moritz Schwarcz, que dão voz ao próprio Lobato. Narrado em primeira pessoa, o editor, empreendedor, escritor e fazendeiro conta sua vida às crianças e não foge das questões polêmicas relacionadas a ele. O contexto histórico é sempre abordado por meio de boxes complementares.
Com um projeto gráfico especial recheado de imagens e documentos raros, como fotos de Lobato e sua família, cartas do escritor para a mãe e ilustrações das primeiras edições dos livros do Sítio do Picapau Amarelo, essa é uma leitura indispensável para quem quer conhecer a vida do maior autor da literatura infantil brasileira.

Histórias Sopradas em Vento
Monteiro, Fábio – Editora Paulinas
Este livro narra o encontro com várias histórias, narrativas de vidas reais ou imaginárias. Histórias cheias de personagens curiosos e surpreendentes. Histórias costuradas com a sensibilidade poética do autor, entrelaçando emoções diversas, o enamoramento, as descobertas e o aprendizado. Histórias narradas na palavra e no silêncio. Nas memórias. Uma história por vez, cada história, um novo desejo.

 

 

 

 

“O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria”.

Mario Quintana
Equipe Biblioteca

Assine nossa newsletter