fbpx

Campanha da Fraternidade 2013 – Ensino Médio

Juventude e Fraternidade

Dando início ao estudo e discussão do tema juventude, proposto pela Campanha da Fraternidade 2013, todos os alunos do Ensino Médio participaram, no Teatro Santo Agostinho, da projeção do filme ” Entre os muros da escola” na última sexta-feira (15.02).

O filme francês ganhador da Palma de Ouro em Cannes (2008) apresenta o cotidiano conflituoso de uma escola na periferia de Paris. Um cotidiano marcado pela indisciplina e pelos questionamentos sobre o sentido da educação, do conhecimento e da autoridade docente.

Este filme foi escolhido pela riqueza de temas relativos à juventude, um filme catalisador de reflexões e problematizador de nuances inusitadas.

Após a projeção da obra cinematográfica os alunos foram estimulados a participar de uma animada discussão. Foram elencados aspectos do filme, diferenças de realidades sociais, mudanças nos valores dos jovens atuais, desafios futuros da educação, banalização da violência, entre outros.

A projeção do filme e o debate no teatro foi apenas um “ponta pé”  inicial para outras discussões que ocorrerão em sala, sobretudo nas disciplinas de Filosofia, Ensino Religioso e Sociologia.

Profs. Geraldo e Rogério

Assine nossa newsletter