Quando vamos contar a vocês sobre o que foi realizado nos primeiros dias de aula ficamos pensando o que será que gostariam de saber?…Geralmente, quando vêm buscá-los, dão uma olhadinha na sala de aula, no mural, mas paredes do corredor e, provavelmente, pedem notícias às crianças, diariamente, quando elas chegam em casa.
Os primeiros dias de aula foram momentos especiais para conhecer os novos amiguinhos, reencontrar os colegas, ambientar-se no novo Espaço e à nova professora. As crianças exploraram os Espaços para conhecê-los e dominá-los, também para aprender, descobrir, crescer, estarem seguros para serem felizes e fazerem novos amigos. Para uma boa convivência foi fundamental a realização de brincadeiras que proporcionaram oportunidades de criarmos um convívio harmonioso e organizado.
Dessa forma, as crianças foram construindo a rotina da classe, conhecendo e se aproximando, realizando conquistas nesta nova fase na vida de cada uma.
Há coisas que só são traduzíveis por meio da poesia, e nesse clima gostoso de começo ou recomeço, as crianças conviveram com versos, ouvindo poemas e se divertindo com eles, principalmente com o poema “Amizade” de Lalau e Laurabeatriz “Uma formiga é amiga de outra formiga, que é amiga de outra formiga…”
E assim começou uma história de quererem brincar com as palavras e com esse entusiasmo que apresentaram resolvemos fazer nossa própria poesia “Um amigo é amigo de outro amigo, que é amigo de outro amigo…”
Afinal, Amigos São assim… Gostam sempre de estar juntos!
Ellen Nakahira, Juliana Marins e Lucélia Silva
Professoras Tutoras do Infantil 4