Coleção de Lacres – 1º Ano

O jogo, o trabalho e o desenvolvimento de projetos nas oficinas ou no cantinho da Matemática oferecem boas oportunidades para estimular, observar e fortalecer as brincadeiras infantis, levando os alunos a manipular, relacionar, antecipar, encontrar equivalências, simetrias e desenvolver raciocínios.

O aluno vive em um ambiente social, rodeado de um meio de interação onde pode agrupar os objetos, distinguir a unidade da pluralidade, comparar e agir frente às situações-problema e desafios que encontra no seu dia-a-dia.

Com o objetivo de dar continuidade à essa vivência iniciamos com os alunos do 1º ano a coleção de lacres de refrigerantes em lata.

Motivados pela comunicação de quantidades, trabalhamos outras noções como: a memória de quantidade, de posição, de cálculos que implicam ações de acrescentar, tirar e repartir, ou seja, contar, sobrecontar e calcular, além de classificação segundo alguns critérios como cores, formas geométricas e tamanhos.

As noções de tempo e espaço vão sendo desenvolvidas, a cada 2º feira, com o registro, no quadro de controle fixado na sala de aula, da quantidade acrescentada e somada na coleção dos novos lacres arrecadados durante a semana.

Estimulamos, também, os alunos a desenvolverem outros tipos de registros e a ampliarem a capacidade de comunicação, ao possibilitarmos a organização dos lacres de forma que criativos desenhos vão se constituindo.

Assim, buscamos permitir a construção gradativa do conceito de número e outros conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa.