Na iniciativa de descobrir novas sensações, cores e texturas, os alunos do Período Integral 3 participaram da atividade “Pintura com Bolhas de Sabão”, e puderam ser artistas, exibindo sua criatividade, sentimentos e vontades.
Primeiro foi necessário seguir a receita para fazer com que as bolhas transparentes ganhassem cores diferentes. Para cada mesa foram utilizadas cinco doses da receita que tínhamos inicialmente, então houve a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de multiplicação e adição, quando os alunos se tornaram protagonistas e descobriram as proporções para a receita dar certo.
Após obter essa mistura na qual cada aluno optou por uma cor diferente, eles precisaram dialogar para fazer a troca das cores, assim todos reforçaram os conceitos de socializar, aguardar, emprestar e dividir, conceitos estes que já são trabalhados diariamente no período integral.
Para realização da obra, cada aluno pode optar por fazer “bolhinhas” e deixá-las cair nas folhas ou soprar uma montanha de bolhas para encostar sua folha de papel. Nas duas opções a diversão foi garantida, pois além de ter a oportunidade de brincar com as bolhas de sabão, também puderam descobrir as diversas tonalidades de cores que alcançaram ao fazer suas misturas.
A experiência foi tão prazerosa que os próprios alunos pediram a receita das bolhas coloridas para fazer em casa. Alguns ainda optaram por decorar suas obras de arte com miçangas e pedaços de papéis coloridos, deixando suas obras mais bonitas e expressivas.
Para finalizar os alunos construíram um lindo poema coletivo sobre a história engraçada de uma bolha de sabão colorida e atrevida.
Aos que quiserem apreciar essas obras, elas estão expostas em um mural divertido próximo à catraca. Agora, vejam a diversão do Período Integral 3 na realização desta atividade.
Aline Tomie Kiyan Matayoshi
Professora do período Integral 3