Você sabe o que é Tangram?

[sws_blockquote_endquote align=”” cite=”” quotestyle=”style02″] Há muitos milênios na China, o Imperador da dinastia Tang designou um mensageiro que levasse uma pedra de jade para terras distantes. No caminho, o mensageiro tropeçou e deixou cair a pedra, que se partiu em 7 pedaços.
Sentado no chão, passou horas tentando juntar as peças na forma original: o quadrado. Ele começou a perceber que as 7 peças (os tans) que ficaram poderiam ser remontadas de infinitas formas, criando inúmeras figuras, até que, finalmente, ele conseguiu formar o quadrado inicial.
Maravilhado com o quebra-cabeça, retornou seu caminho e apresentou o jogo ao imperador que ficou encantado com a descoberta do mensageiro. [/sws_blockquote_endquote]

[sws_picture_frame13 src=”https://csa.osa.org.br/wp-content/uploads/2012/06/12.jpg” title=”” alt=”” align=”sws_frame_right” lightbox=”1″ album=”album” video=””] [/sws_picture_frame13]A lenda acima, bastante conhecida pelos alunos do 3º ano, iniciou uma sequência de atividades, nas quais os alunos utilizaram esse jogo milenar composto por sete figuras geométricas: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Ao manipularem as peças do jogo,  identificaram figuras geométricas planas conhecidas, mas também começaram a aprender propriedades dessas figuras, como a quantidade de lados e vértices (ângulos) que cada uma contém.

O desenvolvimento de capacidades como visualização e representação de figuras planas é estimulado a partir de atividades que incentivem as diversas possibilidades de composição e decomposição de figuras, concretas ou abstratas.

Dentre as diversas atividades, destacamos o desenho da silhueta de uma figura concreta construída com o Tangram. Ao finalizarem as silhuetas, os alunos pintaram suas figuras, construíram cenários para suas criações e escreveram pequenos textos para explicar suas produções.

Confiram as fotos!

Andréa Vassalo, Elen Uezo, e Luciana Luz
Professoras do 3º ano do E F I