Visitando Santos e São Vicente/SP  –  6º ano

Em 21 de outubro, os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de realizar um estudo do meio curto, que consistiu na visita à cidade de Santos. A saída cultural não teve como foco apenas a observação de paisagens, mas o aprofundamento dos conceitos trabalhados em aula pelas disciplinas de Ciências, Geografia e História.

Antes da viagem, os alunos exploraram o Porto de Santos numa visita virtual realizada na aula de Produção Informatizada.  Durante a visita, os alunos puderam observar que o porto, inaugurado em 1892, não parou de se expandir, atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país, aparecimento e desaparecimento de tipos de carga, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres. Em 2016, com base em informações coletadas com as autoridades portuárias e terminais marítimos especializados, confirmou sua liderança entre os complexos portuários da América Latina e do Caribe.

Outro local visitado foi o edifício da Bolsa Oficial de Café, construído para centralizar, organizar e controlar o mercado cafeeiro. Inaugurado em 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil, o prédio se tornou um dos maiores símbolos da riqueza produzida pelo café e até hoje é um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade de Santos. Por meio da observação de imagens de época encontradas no interior do museu, os alunos conheceram aspectos do cotidiano da virada do século XIX para o XX, enriquecida pelas explicações oferecidas pelos monitores e professoras.

Ainda no centro histórico, conheceram o Santuário de Santo Antônio do Valongo, uma das mais antigas igrejas do Brasil.  Em estilo barroco, tem fachada com um dos mais expressivos trabalhos do século XVIII e importantes obras de arte. No altar, um dos únicos tronos rotativos do país: de um lado a Santíssima Trindade e, do outro, o ostensório para Adoração Perpétua.

A última parada foi no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmo – Base avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP – situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente no estado de São Paulo. Um dos primeiros engenhos de açúcar do país, sua data de construção remonta a 1534. Doado à USP em 1958, desde 2004 desenvolve vários programas educacionais que buscam viabilizar o conhecimento a partir da interdisciplinaridade, em vista do contexto histórico, geográfico, arqueológico, social e ambiental em que as Ruínas estão inseridas.

Andréa Gabriela, Fabíola Albuquerque, Fátima Blasi e Maria Rita Vieira,
professoras de Produção Informatizada, Ciências, Geografia e História