Visita à Bolsa de Valores – 9º Ano

Recentemente, quando veio a público o escândalo envolvendo a produção de carne adulterada no Brasil, a mídia anunciou a “queda” do valor das ações das empresas frigoríficas. Qual o impacto que essa crise de credibilidade pode ter na economia brasileira? E o que o significa uma empresa ter ações listadas na Bolsa de Valores? Qual a importância do “mercado de capitais”?

Em busca de respostas para essas questões, os alunos do 9º ano do Colégio Santo Agostinho visitaram a B3, no centro de São Paulo. A instituição foi criada em março de 2017 a partir da fusão das atividades da BM&FBOVESPA (bolsa de valores, mercadorias e futuros) com a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), empresa prestadora de serviços financeiros.

Antes disso, os alunos aprenderam no curso de Geografia conceitos como “fluxos de capitais” e a importância de preservar a reputação da marca de uma empresa, já que esse é um de seus mais importantes patrimônios diante de uma economia cada vez mais globalizada e “massificada”.

Durante a visita, aprofundaram-se em alguns temas, como a importância dos negócios realizados na bolsa de valores para a economia de um país. Também conheceram os principais tipos de ações existente no mercado, os diferenciais das empresas listadas em Bolsa, além do histórico do setor no Brasil, a partir de informações apresentadas no Centro de Memória da instituição.

Todo esse aprendizado contou com recursos tecnológicos, como projeções 3D, filmes,                 exposições multimídia e, ainda, com uma palestra dinâmica e elucidativa conduzida pelo anfitrião Aguinaldo.

A partir de agora, quando os alunos ouvirem a notícia de que o valor das ações de uma determinada empresa “caiu” ou que outra “abriu o capital”, certamente irão lembrar de todas essas informações que puderam receber durante a visita à B3.

Antonio Veiga
Professor de Geografia