A arte é para todos, embora muitas pessoas tenham a impresSão de que não a entendem, não sabem apreciá-la ou de que não gostam dela. Porém, nossa vida esta cercada de arte por todos os lados.
Provavelmente, andando pelas ruas de nossa cidade, muitas manifestações artísticas já chamaram a sua atenção como as esculturas em Praças, vitrais coloridos em igrejas ou a arquitetura um edifício. Foi com esse olhar atento, que os alunos do 2ºano realizaram uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Enquanto aguardávamos a chegada dos monitores que orientariam nossa visita, aproveitamos para examinar o prédio e sua estrutura em tijolo sem revestimento, com enormes vidraças, longas escadas e colunas de mármore.
Ao entramos na Pinacoteca, os alunos ficaram impressionados com a grandiosidade da construção e pela variedade de obras expostas que apresentam um significativo panorama da arte e dos movimentos artísticos ocorridos no Brasil desde o século XIX até nossos dias.
Os alunos puderam apreciar o acervo da instituição sobre Almeida Júnior,, que tem uma sala no museu em sua homenagem.
Em nossas aulas de Artes, mencionamos que quando o artista produz uma obra ele está expressando seu pensamento e sua viSão do mundo, colocando nela sua percepção da realidade. Sendo assim, as obras de Almeida Júnior São documentos de um momento de transição vivido por sua geração em São Paulo, quando a nossa sociedade já demonstrava mudanças com a modernização da cidade a partir da riqueza conquistada pela exportação do café.
Além disso, os alunos perceberam que a maior parte das obras de Almeida Júnior São mais um registro da afetividade e amor que sentia pelo lugar onde viveu, Itu, localizada no interior de São Paulo.
No final da visita, conhecemos o Sr. Wilson, portador de deficiência visual, que estava na Pinacoteca para fazer a apreciação das obras de uma maneira diferente da nossa. O Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, voltado a desenvolver ações educativas a partir das obras do acervo, promove ampla acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, incentivando – as à visitação por meio do programa PEPE – Programa Educativo para Públicos Especiais.
A Pinacoteca, como museu dedicado às artes visuais, tem obras de seu acervo acessíveis a outros sentidos, tanto pela elaboração de percursos sensoriais, que permitem o contato direto com as obras originais, como pela produção de recursos de apoio multissensoriais baseados nas obras de arte originais, garantindo a possibilidade de fruição da arte para pessoas com necessidades especiais – sensoriais, físicas ou mentais.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é, sem dúvida, um grande museu!
Profs. Daniela, Elen e Luciana.