Os alunos do 5º ano vivenciaram momentos inesquecíveis com a visita à fazenda de café Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, no dia 13 de junho.
Entre os objetivos da saída cultural destacamos: compreender a importância da economia do café e as etapas de produção, além de retomar os conteúdos trabalhados na disciplina de História.
Detalhe: os alunos experimentaram e muitos gostaram do café fresquinho que degustaram. Conheçam os depoimentos dos alunos e confiram o dia maravilhoso que os alunos passaram com as fotos.
Claudia Brandão e Roberta Justi
Professoras do 5º ano
Depoimentos:
A fazenda foi muito interessante e útil para nosso aprendizado, lá visitamos lugares onde escravos viveram de verdade! Além disso também aprendemos sobre o plantio, colheita, os tipos de diferentes do café e também o processo como o café chega ao mercado. Vimos uma senzala da época onde os escravos viveram por muitos anos, em péssimas condições. Aprendi muito sobre a história do café!!
Vítor Boscayno Martino de Carvalho– 5º ano A
Na saída culural que fizemos, eu aprendi como era o dia a dia dos escravos,o passo a passo do café na fazenda Nossa Senhora da Conceição, e o que mais me chamou atenção foi conhecer o lugar onde as mudinhas de café ficam em seus primeiros meses de vida!!
Giullia Minaguti – 5º ano A
A fazenda de café foi a melhor saída cultural que eu já fiz!! O que mais me chamou atenção foi ver as construções antigas e máquinas que ainda funcionam.
Alexandre marques Biagini – 5º ano A
Na fazenda de café Nossa Senhora da conceição conhecemos o processo do café desde o plantio até a colheita, passando por várias etapas como o despolpador, lavador e secagem de café.
Gustavo Sadao Bezerra Tanaka – 5º ano A
O que mais me chamou a atenção foi a senzala onde os escravos tinham que dormir na terra, o teto era muito baixo e ficavam acorrentados.
Fábio Choim Hayashi – 5º ano A
Na fazenda de café nós aprendemos muitas coisas como a lenda do café, os três tipos de café, vimos que as plantinhas ficam num tipo de berçário até os seis meses, aprendemos os processos que o café passa e até compramos café. Foi muito legal!
Lenda do café: Era uma vez um pastor chamado Kaldi. Suas ovelhas comeram uns frutos. Antes elas eram muito preguiçosas e depois de comer os frutos ficaram pulando e dançando. Os frutos eram o café.
Isadora Souza – 5º ano B
O passeio para a fazenda de café foi interessante porque estudamos brincando! Foi super legal! Aprendi coisas que não sabia, como por exemplo o que é um despolpador.
Isabela de Souza – 5º ano B
Na fazenda de café nós aprendemos muitas coisas: como o café foi descoberto, os tipos de café, como o café é feito, como era antigamente etc. Foi legal e nós até compramos café!
Marisa Cabral – 5º ano B
Foi muito legal a saída cultural porque aprendemos como é a colheita do café, por onde ele passa e os tipos de café. Aprendemos como o café foi descoberto.
Sabrina Miyahira – 5º ano B
A saída cultural foi demais. Adorei a casa sede porque de lá dá para ver a fazenda inteira.
Ana Flora dos Santos – 5º ano B
Foi muito legal na fazenda de café. Nós vimos como é o plantio, como limpa e como separa o café. Visitamos um museu, fomos no lugar onde os escravos ficavam, fomos à capela… A parte que eu mais gostei da fazenda foi o berçário, onde as plantinhas ficam. Eu também gostei do museu. Tinham várias fotos e uma máquina antiga usada para plantar café.
Amanda Lanera – 5º ano C
Na fazenda Nossa Senhora da Conceição aprendemos os tipos de café: o café que está no “ponto” é o café cereja, o que está verde é o chumbinho e tem aquele que já passou do
“ponto” que é o coquinho ou boia. Depois vimos todo o processo do café ate ser embalado e chegar às nossas casas. Que bom!!!
Danielle Bruno Rozo – 5º ano C
Na fazenda de café eu achei mais interessante o modo de retirar o café do pé e a abanação dele. Também gostei de conhecer os tipos de café.
Gabriel Garcia – 5º ano C
Eu gostei muito da parte da derriça e da abanação porque aprendi como os trabalhadores pegavam e jogavam o café.
Larissa Rios – 5º ano C
Eu adorei quando a gente plantou o café e quando vimos o processo do café.
Victória Feitosa – 5º ano C