fbpx

Uma pintura refrescante – Período Integral 1

O Período Integral 1 experimentou uma pintura diferente usando como tinta gelos coloridos. Ficou curioso? Veja como foi simples e prazerosa esta atividade.

Iniciamos a primeira parte da atividade na cozinha experimental, misturando anilina de cores diversas nos potinhos com água. Ao pingar a anilina na água, as crianças usaram o imaginário e disseram que as cores “dançavam” conforme a anilina se misturava com a água. Na sequência colocamos a mistura nas forminhas e levamos ao congelador.

No dia seguinte as crianças estavam eufóricas e quando viram o gelo colorido ficaram encantadas, desenformamos o gelo e chegou o momento sensorial. Ao tocar, logo disseram “é gelado”, e assim iniciaram a pintura.

Durante a atividade alguns alunos fizeram questionamentos como “por que o gelo está derretendo?”, “por que o gelo é frio?”, “por que o papel está ficando molhado?” e com a ajuda dos próprios colegas e seus conhecimentos prévios a professora conduziu a descoberta para cada uma das questões levantadas em uma atividade refrescante e prazerosa.

A cada nova cor, as crianças faziam questão de mostrar aos amigos suas descobertas e assim deslizaram o gelo por toda cartolina, explorando todo o espaço. Foi muito divertido e envolvente! Confiram!

Karoline Paiva
Período Integral 1

Assine nossa newsletter