Uma forma lúdica de aprendizagem – Infantil 4

Do ponto de vista pedagógico, o jogo é um recurso importante, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. O jogo com regras está presente durante toda a vida do indivíduo. Ele integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Por isso, durante a execução dos jogos, é fundamental estimular o espírito de cooperação e de trabalho em conjunto, para que os grupos atinjam objetivos comuns.

Os jogos de percurso envolvem basicamente a sorte. Porém os alunos do Infantil 4 se utilizaram desse jogo para o trabalho didático com a sequência numérica e outras aprendizagens como conhecimento e respeito a regras estabelecidas. Participar da confecção dos tabuleiros para jogar, colocou as crianças próximas de desafios que puderam ajudá-las a pensar e compreender a complexidade do sistema numérico.

Representamos o percurso do parque da Aclimação, um ambiente bem conhecido por grande parte dos alunos, localizado nas proximidades do colégio. Os alunos jogavam o dado e andavam com o peão o número de casas correspondentes à quantidade tirada; se caísse numa casa com desenho relativo a uma legenda confeccionada por eles, a criança deveria seguir a ordem estipulada, por exemplo: “volte três casas”.

Além da aprendizagem em matemática, foi um momento lúdico e divertido.

Ana Cristina e Regiane
Tutoras do Infantil 4