É comum nossos alunos aguardarem ansiosamente o já tradicional dia da inauguração da biblioteca de classe, sabemos portanto que este dia vai muito além de favorecer um momento coletivo e de confraternização entre amigos, busca marcar principalmente o início de um compromisso entre leitor e texto, conhecimento e crescimento, opinião e critica, cultura e tradição, culminando na conquista do prazer em ler e sentir que cada nova história nos traz….
Por isso a preparação para este evento é cuidadosamente pensada pelas educadoras do CSA. Com a Biblioteca de Classe temos a intenção de promover práticas de leitura, oralidade e escrita, de forma interdisciplinar, motivando-os a conhecer diferentes textos, obras e autores, tornando-os leitores cada vez mais críticos.
Ler é fundamental para o desenvolvimento integral. É lendo que aumentamos nosso vocabulário, conquistamos conhecimento, conhecemos o mundo, as diferentes culturas e podemos então nos expressar e defender nosso ponto de vista!
Envolvidos durante todo o processo, os alunos participaram da contação de história, catalogação dos exemplares, organização do acervo, escolha do nome da biblioteca e da divertida culinária!
Para a inauguração, cada turma escolheu um nome: “Biblioteca Divertida” (2º ano A); “Biblioteca Mundo da Imaginação” (2º ano B); e “Biblioteca Mega Leitura” (2º ano C).
Este ano, a história O Sanduiche da Maricota, de Avelino Guedes, graciosamente contado pela bibliotecária Solange, conduziu o grupo a perceber a importância dos valores agostinianos como respeito à pessoa, comunicação e diálogo e ensinar com amor, os quais não podemos esquecer de praticar em nosso dia-a-dia.
Já alimentados pela divertida história, seguimos para compartilhar uma aula de culinária, onde preparamos sanduíches saborosos sugeridos pela Maricota (personagem principal da história).
Um divertido piquenique fechou esse grande evento, deixando um gostinho de quero mais!
Jéssica Grativol, Lucélia Júdice e Monica Abdou
Tutoras do 2º ano