A criança deve ser estimulada a todo momento, quanto mais estímulos, maior a possibilidade de desenvolvimento. Durante as aulas do Infantil 2, foram introduzidos alinhavos e kits de enfiagem, começando com atividades de dificuldade mais simples aos mais complexos.
Desta maneira, durante as atividades com o alinhavo, que trata-se de uma tela quadriculada em que os alunos praticam o alinhavar com cadarços coloridos, tiveram que trabalhar a concentração, uso da motricidade fina (movimento de pinça com os dedos), coordenação viso-motora, direcionalidade, criatividade (para fazer o cordão “passear” pela tela) e o uso do tônus muscular (ao enfiar e tirar).
Na atividade de enfiagem foi indispensável o uso da direcionalidade (por onde começam a enfiar as peças de madeira), coordenação viso-motora e atenção para que consigam alcançar seu objetivo. Além de usar as peças da enfiagem para a execução da tarefa, ao final, cada aluno teve a oportunidade de contar quantas peças de madeira haviam colocado em sua corda, estimulando o uso da matemática em nossa prática cotidiana.
Nesta experiência, os alunos se mostraram entretidos e curiosos com o novo material, dando novas possibilidades ao criar florestas e dragões sob a tela ou ao comparar a corda da enfiagem com uma “cobra que está aumentando”, conforme cada pecinha de madeira era colocada.
Na sequência, veja as fotos desta experiência.
Aline e Patrícia
Tutoras do Infantil 2