Quais os desafios de desenvolver uma atividade inovadora com tablets em sala de aula? Como mobilizar os alunos em torno de um tema como “Questão Demográfica na Europa” e ao mesmo tempo estimular o uso consistente do Tablet como recurso?
Os alunos do 9º ano, vivenciaram uma experiência interessante, proposta nas aulas de Geografia: usar os tablets para pesquisar sobre o tema “A Questão Demográfica na Europa”. Mas como propor, o uso desta tecnologia, ainda nova para a escola, de forma a agregar conhecimento para os alunos?
Os alunos foram organizados em grupos, cada um com um tablet, foi necessário que cada grupo descobrisse como “colar” figuras na atividade, como consultar sites específicos e não apenas recorrer ao site buscador “Google”, além da discussão em busca da melhor estratégia para contemplar os tópicos propostos pelo professor. Ao mesmo tempo que foram manuseando os tablets, aprofundaram seu conhecimento sobre itens relevantes do conteúdo, como: comportamento das taxas de crescimento vegetativo na Europa, xenofobia, fluxos imigratórios, etc., temas mais que importantes na Geografia do mundo atual.
Para salvar as atividades, os alunos usaram o conceito de armazenamento em “nuvem”, por meio de contas criadas no serviço Dropbox, compartilharam os conteúdos e puderam concluir as atividades em casa, respeitando o ritmo de cada grupo.
Ao final da atividade, aprendemos que os desafios e as particularidades dos recursos tecnológicos são inevitáveis e temos que estar preparados para conviver com eles, até mesmo para sabermos a hora de tomarmos as melhores decisões. Afinal, no mundo do futuro, na universidade e no mercado de trabalho, os alunos de hoje enfrentarão desafios constantes e as habilidades adquiridas com esse tipo de atividade ficarão para sempre!
Antonio Machado Veiga, professor de Geografia