Sessão Pipoca – “Histórias Cruzadas” e “A culpa é do Fidel” – 8º ano

Nos dias 11 de outubro e 17 de novembro os alunos do 8º ano vivenciaram uma experiência diferente no CSA: assistiram aos filmes Histórias Cruzadas e A culpa é do Fidel, acompanhados por uma deliciosa pipoca, especialmente preparada para o momento.

Baseado no livro A Resposta, publicado no Brasil pela editora Bertrand Brasil, o filme Histórias Cruzadas narra a produção de uma obra pelo ponto de vista das empregadas domésticas dos anos 60 no sul dos EUA. Tais mulheres, sempre negras de baixa renda e moradoras de subúrbio, sofriam acintosa discriminação. Não só havia regras quanto a brancos falarem com negros, mas também com relação à utilização de transportes públicos e ocupação de demais lugares coletivos. Com as domésticas, o preconceito não se encontrava somente na rua, mas também em seu trabalho. Elas mantinham as casas das mulheres brancas limpas, seguras e fartas em comida, além de cuidar de suas crianças – enquanto tinham seus filhos em casa precisando também de cuidado. Nas casas em que trabalhavam eram vistas sempre como inferiores e ignorantes. No filme, há um momento no qual uma das personagens levanta a ideia de promover uma lei para proibir que as negras utilizem o mesmo banheiro dos demais membros da casa. Segunda ela, as empregadas possuem germes e outros malefícios que não podem ser compartilhados pelo uso do mesmo sanitário.

Já o filme A culpa é do Fidel trabalha com as inquietações e estranhamentos de uma menina de 9 anos, Anna de La Mesa, diante do engajamento de seus pais na luta de Salvador Allende pela implantação de ações socialistas no Chile dos anos 1970. Com o tempo, Anna amplia sua compreensão da vida e da política.

Ao fazer uso de filmes ficcionais, lembramos aos estudantes que eles estão diante de uma versão, de uma representação, e não de fatos históricos tal como ocorreram. Mas nem por isso a ficção “de época” deve ser desqualificada. O objetivo é estimular os alunos a perceberem a obra como produto de um olhar, de uma intenção, de uma época e não apenas como mero suporte para enriquecer ou discutir um conteúdo trabalhado. Desta forma pretendemos chamar a atenção do aluno não apenas para o conteúdo da obra, mas também para a forma como ela é contada, aprofundando seu olhar sobre o cinema.

 Fátima Blasi e Maria Rita Vieira, professoras de Geografia e História